O BIG smart cities, promovido pela Power Lab e pela Ericsson, retorna à cidade do Porto para o primeiro “City Challenge” da competição. Esta fase do concurso de inovação e empreendedorismo vai acontecer no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

O eleito no “City Challenge” do Porto vai ter acesso direto à final da competição Big smart cities 2016 e, ainda, um prémio no valor de 500 euros.

Nesta fase inicial, os candidatos vão ter de competir pelas melhores “ideias de negócio tecnológicas que melhorem o dia a dia de quem vive, visita ou trabalha nas cidades”, pode ler-se numa nota de imprensa, enviada à comunicação social.

Vão ser avaliadas as áreas de oportunidade de “Smart Mobility”, “Smart Living”, “Smart Tourism” e “Smart Government”.

Além do Porto, o BIG smart cities vai promover mais três desafios em Coimbra, a 21 de abril, Évora, a 26 de abril e Lisboa, a 28 do mesmo mês. Os vencedores destes eventos vão juntar-se aos outros 16 finalistas, selecionados através das candidaturas online até dia 4 de maio no site, segundo o comunicado.

Após a seleção dos 20 finalistas, vai seguir-se um programa de nove semanas durante o qual os candidatos e empreendedores vão receber formações e apoio para materializar as suas ideias de negócio.

A final da competição BIG smart cities acontece a 5 de julho, e inclui o anúncio do projeto vencedor e de três menções honrosas, de acordo com o comunicado.

O vencedor do concurso vai receber um prémio de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab, um programa de apoio à inovação e empreendedorismo da Vodafone Portugal, e a oportunidade de conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

 

Artigo editado por Filipa Silva