Este verão, a Agência Espacial Europeia (ESA) abre as portas a 22 estudantes universitários de ciências ou engenharia – licenciatura ou mestrado – de um dos países-membros da ESA ou estados cooperantes (ver caixa).

O programa de formação “ESA/ELGRA Gravity-Related Research Summer School” vai decorrer entre 27 de junho e 1 de julho, no Centro de Formação e Aprendizagem, em Redu, na Bélgica.

O objetivo é “promover a investigação relacionada com a gravidade entre os futuros cientistas e engenheiros e atraí-los para as suas múltiplas possibilidades de investigação oferecidas no setor espacial”, pode ler-se na página da ESA.

Durante a formação, os alunos vão assistir a palestras conduzidas por vários especialistas europeus que vão partilhar o seu conhecimento e experiência. Também vão poder trabalhar em grupo de forma a desenvolver ideias de experiências relacionadas com a gravidade.

Estados membros da ESA

Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, Canadá (membro associado).

Estados cooperantes

Bulgária, Chipre, Lituânia, Malta, Letónia, Eslovénia e Eslováquia

Para concorrer, os estudantes devem ter entre os 18 e 32 anos. As inscrições decorrem até 2 de maio no Portal de Projetos de Educação da ESA e enviar um email com carta de motivação, currículo, carta de recomendação de um professor universitário e uma cópia do registo académico. Mais informações sobre o processo de candidatura estão disponíveis na página da organização.

Os alunos selecionados têm o alojamento e a alimentação assegurado pela Agência Espacial Europeia e recebem ainda 200 euros para as despesas com a viagem para Redu, na Bélgica.

Artigo editado por Filipa Silva