De 7 a 11 de abril decorreu em Varsóvia, na Polónia, o Annual General Meeting (AGM). Neste evento, o mais importante de todo o universo da Erasmus Student Network (ESN), é decidido o futuro da organização e todas as secções dos países ESN são convidadas a participar. É também na AGM que são entregues os ESN Star Awards, que premiam os melhores projetos, atividades, secções e países. A votação é feita pelo Comité Internacional, constituído por membros da ESN de vários países.

No evento deste ano, Portugal venceu oito prémios, com destaque para melhor país ESN (STARland) e melhor secção ESN (STARlight), Lisboa. Os portugueses foram os vencedores da noite e quem mais trouxeram prémios para casa.

Prémios arrecadados por Portugal

#1 STARlight (melhor secção) – ESN Lisboa

#1 STARland (melhor país) – ESN Portugal

#1 Mov’in EuropeSTAR – ESN Minho

#1 ESNcardSTAR (melhor cartão) – ESN Lisboa

#1 movieSTAR (melhor filme) – ESN Madeira

#2 movieSTAR (melhor filme) – ESN Covilhã

#2 ResponsiblePartySTAR – ESNOlympics

#2 campaignSTAR – NBM Lisboa

Para quem viveu de perto, a noite tornou-se inesquecível. Sara Sarmento, diretora de comunicação da ESN Portugal, foi à AGM na capital polaca e não podia estar mais contente com a vitória: “Foi uma grande festa, saltamos logo e fomos para o palco. Celebramos muito”.

A equipa portuguesa não contava com este prémio, até porque Portugal ficou em 2º lugar nos últimos dois anos. “Nós não tínhamos expetativas para não ficarmos desapontados”, conta Sara ao JPN. No entanto, o prémio veio para Portugal. Para a diretora de comunicação, a distinção representa “o reconhecimento do esforço e do trabalho” da organização.

Sara Sarmento salienta, ainda, que o prémio de melhor país ESN “é de todas as secções” porque afinal, o trabalho faz-se em equipa.

A AGM  acontece uma vez por ano e dura cerca de quatro dias. O evento anual contempla uma sessão plenária, um desfile de bandeiras, o EuroDinner e, por último, a Gala. É neste evento formal que são atribuídos os prémios anuais.

A tradição de entrega de troféus iniciou-se em França, na AGM de 2008. No total, são 42 prémios para 14 categorias, sendo atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugar em cada.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz