Estudantes e professores encheram o pavilhão desportivo do Colégio de Gaia para o debate que envolvia o chefe da Missão Olímpica, José Garcia, Fernando Pimenta, atleta de canoagem e Rui Bragança, atleta de Taekwondo.

José Garcia falou das expetativas em relação à ida dos atletas para os Jogos Olímpicos. O chefe da Missão Olímpica deseja que os atletas consigam conquistar algumas medalhas e que, sobretudo, se possam superar.

A equipa, até esta quinta-feira, reúne 56 atletas apurados sendo 18 do atletismo, números avançados pelo chefe da Missão Olímpica.  “O objetivo é de levar 80 atletas sendo muito provável contar com mais até aos apuramentos que terminam no dia 11 de julho”, revela José Garcia ao JPN.

Fernando Pimenta e Rui Bragança são presenças já garantidas.

Apesar de ser um desporto “outdoor”, em que os atletas estão “expostos às piores condições atmosféricas”, Fernando Pimenta admite não ter “vida” para além da canoagem. Os treinos são praticados “intensivamente” sendo de “quatro horas por dia”.

Rui Bragança estreia nos Jogos Olímpicos e está entre os melhores do mundo.

O atleta de taekwondo e estudante de Medicina acredita que a fusão das duas atividades são um “complemento” na sua vida. “Ambas me fazem sentir completo” assume o atleta. Para o estudante da Universidade do Minho sempre “sobra” tempo para conciliar as atividades.

Rui Bragança admite que a competição não será fácil, mas fica satisfeito pela oportunidade que lhe foi dada. “Este é um sonho tornado realidade” revela o atleta.

Os Jogos Olímpicos vão ser realizados entre os dias 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro, no Brasil.