No dia 29 de abril, numa apresentação única, o Orfeão Universitário do Porto apresenta o espetáculo “Tempos de Academia”. O sarau anual pretende ser diferente nesta edição. “Pretendemos contar uma história coesa entre os números musicais, ao colocar textos que ligam os vários grupos. Vai ser contada a história do estudante universitário português”, conta ao JPN a encenadora da peça, Joana Melo Félix.

A ideia deste espetáculo é a de contar a história do ensino universitário em Portugal. Inserida nesta viagem de sete séculos estão as histórias sobre as tradições académicas e, sobretudo, do espírito em que elas foram criadas. “Vamos apelar para o facto de as tradições académicas terem sido criadas como forma genuína de integração”, afirma a professora de dança, Joana Félix. Membro da direção da Associação dos Antigos Orfeonistas, Joana salienta que de cada vez que se debruça sobre eventos do passado, percebe que “as coisas menos positivas são deturpações que foram feitas pelas pessoas”.

O espetáculo musical vai ter vários números musicais com histórias intercaladas com momentos de dança e poesia. Desde a criação da universidade até aos dias de hoje, quem estabelece a ponte entre o passado e o presente são dois atores, um estudante e um ex-aluno. Em “Tempos de Academia” vão ser contadas as histórias das deslocações dos alunos que vinham de todas as regiões para estudar na única universidade que existia e as saudades que tinham da terra. E o que mudou de lá para cá? “A universidade agora é um caldeirão cultural. Estudantes de várias regiões e lugares do mundo unem-se, reúnem-se e interpenetram-se nesta mistura que se nota nas manifestações artísticas”, afirma Joana Félix.

No dia 29, a história vai também ser abordada através da crítica e sátira social e política “que foi sempre capacidade do estudante universitário”. Quadros sobre a tradição da praxe, sobre a vida boémia do académico, sobre as serenatas e a fusão da cultura popular e urbana, vão ser contadas por coros, orquestras, fados, tunas, jograis, pauliteiros e pauliteiras e cantares etnográficos. “O sarau do Orfeão Universitário do Porto pretende ser todos os anos um cartão-de-visita de todas as atividades do orfeão. Este ano pretendemos mostrar um bocadinho de cada grupo”, revela a professora de teatro, Joana Félix.

O orfeão é o organismo artístico mais antigo da Universidade do Porto e foi no seu seio que foi criado o traje académico feminino. Joana Félix conta que apesar do orfeonistas não estarem habituados ao teatro, a encenadora está a usar e a realçar as potencialidades de cada um. “É fácil trabalhar com os orfeonistas, o que não é fácil é conciliar os horários de cada um. É imensa gente”, conta a encenadora.

O espetáculo acontece no dia 29 de abril, no Auditório da Faculdade de Engenharia, às 21h00 e está previsto ter uma duração de duas horas. Só tem uma data marcada, mas Joana revela que há um convite para irem para Lisboa “se tudo der certo”. Os bilhetes, que custam entre três e cinco euros, podem ser adquiridos na Rua dos Bragas, no Orfeão Universitário do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva