A Qualifica terminou este domingo, na Exponor, com um registo de visitantes superior ao atingido em 2015. “O ano passado, no total, tivemos 27 mil visitantes. Até ao momento, estamos com 28 mil, mas estou em crer que vamos atingir os 30 mil”, declarou Amélia Monteiro, diretora do evento, ao JPN, no último dia da feira.

“A Qualifica vai na nona edição e o que sentimos este ano é que, de facto, houve um crescimento, sobretudo ao nível de institutos politécnicos e universidades. Há uma maior amplitude em termos de área, porque estava muito concentrada aqui no Norte e este ano tivemos [expositores] de Coimbra, de Évora e de Lisboa também e estamos muito satisfeitos”, sublinhou a responsável.

Durante quatro dias, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer cursos e instituições que os podem ajudar a delinear o seu percurso estudantil e profissional.

“É uma feira que oferece aos jovens a maior plataforma de escolhas, sobretudo oportunidades que eles poderão procurar. Aqui, num só espaço, eles encontram as ofertas que existem a nível profissional e a nível ainda de escola”, explica a responsável.

Na Qualifica estiveram presentes escolas profissionais, universidades, institutos politécnicos e forças armadas.

A exposição contou também com espetáculos de música, dança, teatro e uma zona dedicada a videojogos e “youtubers”. Psicólogos também marcaram lugar na feira para prestar apoio vocacional aos jovens.

Este ano, a exposição ocupou uma área de 10 mil metros quadrados, o que corresponde a um terço do espaço total da Qualifica.

O JPN falou também com alguns visitantes que salientaram a variedade de cursos que a exposição mostra e a utilidade do evento na perspetiva das suas opções de futuro.

Artigo editado por Filipa Silva