O Porto vai ser palco do segundo dia da competição ao final da tarde, depois da manhã no Alto Minho. A classificativa que traz o Rally de Portugal pela primeira vez à baixa da cidade invicta vai acontecer no dia 20 de maio, a partir das 19 horas.

A Rua de Passos Manuel, junto ao Teatro Rivoli, vai ser o lugar de partida do Porto Street Stage do Rally de Portugal, às 19h00, de 20 de maio. Assim, os carros deverão acelerar na Avenida dos Aliados em direção à Câmara Municipal, ultrapassando vários obstáculos, entre os quais, uma viragem de 360 graus.

De seguida, os concorrentes aproximam-se da Trindade, “uma das [localizações] mais interessantes em termos técnicos”, como refere a Câmara Municipal do Porto (CMP) em comunicado e, de volta aos Aliados, percorrem todo o comprimento da Avenida. Junto ao Edifício AXA, onde também vão ser instaladas as bancadas para o público, os concorrentes têm um salto para manobrar.

Uma outra viragem de 360 graus na Praça da Liberdade vai dar lugar à etapa final da prova, na qual a Praça de Almeida Garret, junto à estação de São Bento, é a rampa de aceleração até ao ponto de chegada. Com uma extensão de um quilómetro e 850 metros, a corrida termina na Sé.

As bancadas para o público vão situar-se na Avenida dos Aliados. Em breve, os bilhetes vão poder ser comprados no site da BOL, mas também em locais de venda físicos, ainda por definir.

“Além de barreiras de betão e redes, serão montadas bancadas, sanitários, passagens superiores e haverá um forte dispositivo policial para garantir a máxima segurança”, informa o comunicado da CMP.

A Porto Street Stage é considerada a grande novidade da 50ª edição do Rally de Portugal, que continua a disputar-se na região Norte, depois do “sucesso” da edição anterior, como se pode ler no “site” da WRC Vodafone Portugal.

A prova insere-se na etapa pontuável para o Campeonato do Mundo de Rallys e vai incluir um curto período de animação na pista, às 17h15. O dia seguinte leva a competição organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) à região do Marão: no Marão, Baião e Amarante. A sede da competição e também o palco da entrega de prémios vai ser a Exponor, em Matosinhos.

 

Artigo editado por Filipa Silva