A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) na final do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Futebol e somou o quarto título coletivo das fases finais que decorrem em Lisboa.

Foi necessário recorrer a prolongamento, já que, ao fim dos 90 minutos, o marcador registava um empate sem golos.

O equilíbrio foi, por isso, nota dominante. Na primeira parte do tempo extra, o resultado manteve-se inalterado. Após a mudança de campo, os atletas do Minho quiseram evitar um desempate por pontapés da marca de grande penalidade e, assim, assumiram a busca por um golo que os colocasse perto de erguer o troféu.

Foi nestes segundos 15 minutos de prolongamento que a AAUM garantiu a revalidação do título de Campeã Nacional Universitária, conquistada no ano transato.

Também no Estádio de Honra do Estádio Universitário de Lisboa teve lugar o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares. Ao fim da manhã desta sexta-feira, 22 atletas entraram em campo para representar a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

Depois de ambas as equipas terem sido eliminadas, nas meias-finais, após pénaltis, desta feita os alunos da AAUE levaram a melhor ao fim das duas partes de 35 minutos regulamentares.

O resultado foi de 2-0, favorável aos de Évora que, assim, garantiram a presença no pódio da competição masculina de futebol de 11 na edição 2016 dos CNU.

Resultados
Futebol 11 masculino

Final
AAUM 1-0 IPV*
*após prolongamento

3º e 4º lugar
AAUE 2-0 AEIST

Meias-finais
AAUE 0-0 AAUM*
*6-7 em grandes penalidades
AEIST 1-1 IPV*
*1-3 em grandes penalidades

Quartos-de-final
AAUE 2-0 AAUBI
AAUM 3-0 AEFEUNL
AEFEUP 0-1 AEIST
AEFML 1-2 IPV

Fase de Grupos

Grupo A
IPV 1-0 AEIST
AEFADEUP 0-1 AAUM
AEFADEUP 0-1 AEIST
AAUM 1-0 IPV
AEIST 1-1 AAUM
IPV 3-0 AEFADEUP

Grupo B
AEFEUNL 1-1 AEFEUP
AAUBI 3-1 A.Militar
AAUBI 0-2 AEFEUP
AEFEUNL 1-2 AAUBI
AEFEUP 4-0 A.Militar
A.Militar 1-2 AEFEUNL

Grupo C
UCP-CRP 1-1 AAUE
AEFML 1-0 aeISEP
AEFML 0-4 AAUE
aeISEP 2-2 UCP-CRP
UCR-CRP 1-1 AEFML
AAUE 3-1 aeISEP

 

Artigo editado por Filipa Silva