Pela segundo ano consecutivo, a Federação Académica do Porto (FAP) disponibiliza uma aplicação móvel. O objetivo é facilitar o planeamento dos estudantes durante a Queima das Fitas e propagar a informação. “Agora, com a dispersão cada vez maior da utilização dos dispositivos móveis, a aplicação vai permitir que o estudante tenha mais informação e que aceda mais rapidamente aos conteúdos”, conta ao JPN o presidente da FAP, Daniel Freitas.

As informações estão divididas em categorias e aparecem sobre a forma de textos, mapas, vídeos e fotografias. Para quem ainda não comprou bilhete, estão disponíveis na aplicação os pontos de venda com mapa, dias e horário de funcionamento.

Todas as atividades académicas figuram na aplicação móvel, cada uma com um espaço próprio. Um toque sobre a atividade dá acesso a uma breve descrição, ao preço, a um video de edições anteriores e a algumas fotografias. No total, são 11 as atividades promovidas pela FAP e que estão na aplicação: Monumental Serenata, Missa da Benção das Pastas, Encontro de Coros da Academia do Porto, Dia da Beneficência, Concerto Promenade, Cortejo Académico, XXIX FITA,  Sarau Cultural, Baile de Gala, Rally Paper e Chá Dançante.

Contudo, o mais procurado pelos estudantes é o tópico das noites da Queima das Fitas, que têm lugar no Queimódromo. É possível ver na “app” os artistas de cada dia, tanto no palco principal como na tenda Discoteca, e as horas das atuações. Com o sistema de notificações ativado, os estudantes recebem o alerta do início de cada concerto.

E para que os estudantes não se percam, há um vaivém gratuito com passagem regular em alguns pontos da cidade. Mais uma vez, é uma informação que pode ser encontrada na aplicação móvel “Queima das Fitas do Porto”, com acesso a todos os horários.

A ideia de criar uma aplicação para a Queima das Fitas surgiu o ano passado, por um aluno do Instituto Superior de Engenheria do Porto (ISEP) em estágio curricular realizado na FAP. Este ano, Bruno Freitas, outro estudante, também do ISEP, melhorou a aplicação iniciada no ano passado.

Daniel Freitas explica que o ano passado “o projeto era piloto”, mas agora já  é “uma coisa mais robusta”. Com o desejo de continuar a evoluir, o presidente da FAP acrescenta que, no próximo ano, querem “ter uma aplicação mais interativa, onde possa haver mais ligação com as redes sociais”.

Algumas queixas dos utilizadores, que expressam a sua opinião através das redes sociais da FAP, prendem-se com o facto de o mapa das barracas não figurar na aplicação, mas Daniel Freitas garante: “Em breve, a aplicação vai ter o mapa das barraquinhas, ainda está em atualizações”.

A aplicação da Queima das Fitas do Porto  está disponível na App Store, para iPhone, e na Play Store, para dispositivos Android. A festa estudantil realiza-se de 1 a 7 de maio no Queimódromo.

Artigo editado por Filipa Silva