Depois das ofensas xenófobas de que estudantes portugueses foram alvo na Polónia, de acordo com a notícia avançada pelo portal “Rzeszów News”, o JPN falou com uma jovem portuguesa em Erasmus neste semestre no país do Leste europeu.

Marta Almeida Lopes, a frequentar o Ensino Superior em Łódź, não se mostra surpreendida com o sucedido. “Nós próprios já vimos e sentimos na pele o racismo e a xenofobia neste país”, conta ao JPN.

Mesmo antes dos incidentes em Rzeszów, a 300 quilómetros da cidade onde estuda, a jovem portuguesa já estava preocupada com este tipo de situações. Mostrando-se “triste” perante o cenário atual, revela conhecer “bastantes casos de amigos de várias nacionalidades, principalmente turcos”.

Estes têm passado “por episódios desagradáveis”, como serem chamados de “terroristas, mandarem-nos para ‘a terra deles’, até mesmo agressões físicas”, afirma.

Desde que chegou, no início do semestre, à Polónia, a estudante conheceu “polacos extremamente atenciosos”. No entanto, “no geral, é um país com alguma intolerância nos dias de hoje”, conclui.

Agência Nacional alerta estudantes

Em comunicado, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, contactada pelo JPN a propósito dos incidentes noticiados pela imprensa, refere que tem mantido “contacto com instituições de ensino portuguesas do Ensino e Formação Profissional e do Ensino Superior que têm manifestado preocupação relativamente à segurança de estudantes portugueses que se encontram em instituições polacas no âmbito do Programa Erasmus, em locais em que tem havido manifestações nacionalistas”.

Na mesma nota, a organização revela ter tido conhecimento das “agressões reportadas pela Imprensa ontem [terça-feira]”. Daqui em diante, “a Agência Nacional vai continuar a seguir a situação com as instituições de ensino portuguesas e polacas, e com a Agência Nacional polaca. Recomendamos que os bolseiros cumpram as indicações de segurança emitidas pelas instituições de acolhimento, incluindo recolher obrigatório. Até que esta situação seja ultrapassada, é aconselhável que os bolseiros portugueses estejam atentos e não desrespeitem as normas de segurança em questão”, alertam.

Atualmente, encontram-se 956 portugueses em programas de intercâmbio na Polónia. Segundo números da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, 921 são estudantes do Ensino Superior e 35 frequentam estágios de Ensino e Formação. A Polónia é, de acordo com a Agência, o segundo destino de portugueses em mobilidade no âmbito do Erasmus+. Em Portugal, existem 1.371 estudantes polacos a frequentar o Ensino Superior.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo corrigido às 09h09 de 28 de abril de 2016, nas declarações de Marta Almeida Lopes.