Metro do Porto vai assegurar maior frequência e novos horários de circulação do metro na semana da Queima das Fitas, que vai decorrer de sábado até ao dia 7 de maio. A empresa anunciou em comunicado que nos dias que tradicionalmente têm maior afluência, como o da Monumental Serenata e do Cortejo Académico, “o metro vai circular durante 24 horas”.

Apesar da circulação ininterrupta nestes dias, há algumas alterações à circulação. Na linha azul, que faz a ligação entre Matosinhos e o Estádio do Dragão, as composições vão partir da Câmara de Matosinhos, entre as 2 e as 5 horas da manhã. Nas linhas com destino à Póvoa do Varzim (vermelha) e ao ISMAI (verde), vai ser necessário fazer transbordo na estação da Senhora da Hora.

Nos restantes dias da semana académica, o metro “garante maior frequência de passagem durante o horário regular de funcionamento”. Dada a afluência de passageiros da linha azul, a circulação de veículos entre a Câmara de Matosinhos e o Estádio do Dragão vai começar uma hora mais cedo, às 5 horas.

A empresa informou ainda que “por questões de segurança, as estações de Salgueiros, Faria Guimarães, Heroísmo e Nau Vitória serão encerradas durante a noite”.

“Durante uma semana marcada pela forte tradição académica no Porto, a Metro reforça também a segurança e o apoio ao cliente em toda a rede, proporcionando a mesma tranquilidade e segurança de sempre a todos os seus passageiros”, salientou a empresa de transportes.

A Comboios de Portugal (CP) anunciou também um reforço da “capacidade habitual de lugares nos seus serviços urbanos do Porto”, com mais 7.500 lugares nos comboios das linhas de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro, durante os dias da Monumental Serenata, da Cerimónia de Bênção das Pastas e do Cortejo Académico, que “habitualmente registam maior procura”.

Numa nota à imprensa, a CP assegurou uma oferta total de 54.000 lugares e o lançamento de um bilhete especial de ida e volta a dois euros para as festividades da semana académica, “em toda a rede urbana do Porto, com origem em qualquer estação e destino às estações de Porto São Bento e Campanhã”.

Artigo editado por Sara Gerivaz