A Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, vai receber a 6 e 7 de maio um evento que tem o objetivo de antecipar a inauguração da Galeria da Biodiversidade.

O espaço, que vai ficar acessível ao publico apenas durante esses dias, vai ser ocupado por um espetáculo de teatro, inspirado num dos contos de Sophia de Mello Breyner. “Lúcia Afogada” vai ser interpretada por Dalila Carmo e Duarte Grilo.

A peça de teatro tem como inspiração a “História da Gata Borralheira”, do livro “Histórias da Terra e do Mar” e poesia retirada do livro “Dia do Mar”.

“É o reencontro da ficção com a realidade”, descreve fonte da comunicação da Reitoria da Universidade do Porto. No evento vai estar exposto o esqueleto de baleia que Sophia descreve em “Saga”, conto integrante do livro “Histórias da Terra e do Mar”. O esqueleto esteve durante anos no Museu de Zoologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e foi um dos seus marcos mais importantes.

A autora, numa alusão à dimensão da Casa Andresen, escreveu que nela “poderia armar o esqueleto da baleia que há anos repousava, empacotado em numerosos volumes, nas caves da Faculdade de Ciências por não haver lugar onde coubesse armado”.

Ainda a 6 e 7 de maio, na Casa Andresen os visitantes podem também assistir a espetáculos de “video mapping” e performance.

A Galeria da Biodiversidade ainda não tem uma data de inauguração definida, estando prevista para o meio do verão, segundo fonte da comunicação da Reitoria da Universidade do Porto.

 

Artigo editado por Filipa Silva