O género musical que nasceu em Nova Orleães, nos EUA, e que se caracteriza pela sua origem afro-americana e pelo improviso, comemora-se a 30 de abril, este sábado. No Porto, estão agendados dois concertos de jazz em diferentes pontos da cidade.

Durante a tarde, a Associação Porta Jazz recebe Travis Reuter, no Espaço Montepio da Avenida dos Aliados, com o apoio da Porto Lazer. O guitarrista e compositor norte-americano, autor do disco “Rotational Templates”, vai ser acompanhado por João Guimarães no saxofone, Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria. Às 16h00, há uma oficina com Travis e o concerto é às 19h00. As inscrições para a oficina têm um custo de três euros para os membros da associação e de cinco euros para os outros participantes. Este é o último de um conjunto de sete concertos dedicados ao jazz durante o mês abril.

À noite, os Bode Wilson atuam no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O trio de jazz conta com João Pedro Brandão no saxofone e na flauta, Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria. A iniciativa partiu do Comissariado Cultural da FEUP em parceria com a Associação Porta-Jazz. A entrada é livre e gratuita mas está sujeita à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados na Loja FEUP.

Jazz em Guimarães

A cidade-berço também não vai ficar indiferente ao dia em que se comemora o jazz. As atividades começam no dia 29 de abril, sexta-feira, na Convívio Associação, com o documentário “Uma História de Jazz” às 23h00 e com o DJ Jazz Dance Party às 24h00.

No sábado, dia 30, há um workshop na Sociedade Musical de Pevidém dado por um quarteto de jazz aos alunos da banda filarmónica, às 10h30. Seguem-se vários concertos durante a tarde e a noite nas Arcadas da Praça da Oliveira e no Largo João Franco.

Guimarães conta também com uma feira do livro e do disco jazz durante a tarde, entre as 15h00 e as 20h00, organizada em parceria com a Associação Cultural Convívio e a Fnac. Para fechar as comemorações há uma Jam Session às 00h30, na Convívio Associação.

Artigo editado por Filipa Silva