Todas as praias de Vila Nova de Gaia que concorreram à bandeira azul voltam a ser distinguidas, tal como tem acontecido ao longo dos últimos anos. Num total de trinta praias concessionadas, há dezoito águas balneares com a distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul Europa Portugal (ABAE).

Ao JPN, o administrador da Águas de Gaia, Miguel Lemos, referiu que a empresa municipal tem “uma monotorização muito intensa para que tudo corra bem”.

Critérios do programa bandeira azul

A bandeira azul pode ser atribuída a zonas balneares e a portos de recreio e marinas. Os critérios do programa bandeira azul estão divididos em quatro grupos:

– Informação e Educação Ambiental

– Qualidade da Água

– Gestão Ambiental e Equipamentos

– Segurança e Serviços

Exemplo desse trabalho na zona balnear de Gaia é o programa que inclui uma “limpeza frequente do areal, análises constantes das águas balneares – não só as análises obrigatórias para a Associação Bandeira Azul, mas também um programa de monotorização contínua da qualidade das águas das praias”, explicou o administrador.

Para além da qualidade ambiental, as atividades nas praias também são uma forte aposta. “Vamos acolher, pela primeira vez, uma prova do campeonato mundial de longboard”, afirmou Miguel Lemos. Os areais de Gaia vão ter também “animação nas praias, programas de ginástica, aulas de zumba e aulas de ‘fitness’ gratuitas nas praias”, continuou o administrador.

O programa para esta época balnear conta também com uma campanha de “captação de turistas” baseado em “informação” para “mostrar que, de facto, as praias têm qualidade e que as pessoas que visitam as praias de Gaia ficam satisfeitas”.

Segundo Miguel Lemos, “o objetivo último é que as praias tenham qualidade para receber os gaienses e as pessoas que, fora de Gaia, escolhem estas praias para passar férias ou para passar o fim de semana”.

A época balnear nas praias de Gaia começa a 15 de junho.

Praias com bandeira azul aumentam a nível nacional

Em 2016, são 331 as distinções da ABAE. A bandeira azul foi atribuída a 314 zonas balneares, sendo que 22 são praias fluviais. Há também 17 marinas distinguidas. Em comparação com o ano de 2015, há mais 15 atribuições.

No Sul e Norte de Portugal é onde se situam a maioria das praias galardoadas. Seguem-se o Centro do país, o arquipélago dos Açores e o arquipélago da Madeira.

 

Artigo editado por Filipa Silva