João Sousa, número 35 do ranking ATP e o melhor tenista português da atualidade tinha uma tarefa enorme perante Nadal, atual número cinco do ranking.

Para João Sousa, que chegou pela primeira vez aos quartos-de-final de uma prova do Masters 1000, o feito já é histórico: é o segundo tenista português a atingir esta fase da prova. Apesar da derrota, o português vai subir ao 30º lugar do ranking durante a próxima semana, atingindo assim a melhor classificação de sempre de um tenista português.

O primeiro set do jogo foi dominado totalmente por Nadal e terminou com um 6-0 bastante expressivo. João Sousa, que chamou a Nadal “o melhor da história em terra batida”, não teve resposta para o jogo de serviço do espanhol. No segundo set, contudo, surgiu o momento talvez inesperado do jogo: João Sousa conseguiu dois jogos de serviço a Nadal e ganhou o segundo set por 4-6.

O último set manteve-se renhido até ao 3-3, com João Sousa a manter-se a par da destreza do adversário. Daí em diante, contudo, a técnica e força física do espanhol superaram largamente a do português, que perdeu três rondas consecutivas, terminando o último set com uma derrota por 6-3.

Rafael Nadal segue agora para as meias-finais onde vai defrontar o britânico Andy Murray, este sábado.