Foi publicado em Diário da República, esta segunda-feira, o aviso de abertura de concurso, por parte da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (CMG), na modalidade de contrato por tempo indeterminado, para 60 postos de trabalho. O concurso está aberto pelo prazo de 10 dias úteis.

A carência de recursos humanos na área da educação incentivou a autarquia nesta aposta. “Esta necessidade resultou de, por via da transferência de competências da administração central para a local, no domínio da educação, o mapa de pessoal não conter o número de assistentes operacionais e assistentes técnicos necessários ao desenvolvimento das atividades de natureza permanente transferidas para os municípios”, esclareceu a autarquia ao JPN.

O Município de Gaia dispõe de 78 assistentes operacionais e 83 assistentes técnicos adstritos aos estabelecimentos de ensino pré-escolar, “quando, face ao número de crianças inscritas e a frequentar estes estabelecimentos, deveria ter 155 e 117, respetivamente”, acrescenta ainda a edilidade.

Os selecionados para a carreira geral de assistente técnico vão ter de colaborar no projeto educativo do estabelecimento ou agrupamento de escolas, favorecendo a ligação com a comunidade tendo em conta as iniciativas e recursos locais; organizar e propor atividades de animação socioeducativa a desenvolver nos tempos não curriculares tendo em atenção as características da faixa etária que se destina, valorizando os interesses e as iniciativas das crianças; dar conhecimento ao responsável pedagógico das vivências, quer individuais e grupais, e da participação das crianças nas diversas atividades; assegurar o horário de funcionamento das atividades de apoio à família conforme regulamento interno; desempenhar outras tarefas que se relacionem com as atividades de apoio à família das crianças.

Os eleitos para carreira geral de assistente operacional vão ter de participar com os docentes no acompanhamento das crianças durante o período de funcionamento da escola com vista a assegurar um bom ambiente educativo; controlar entradas/saídas das crianças; cooperar nas atividades que visem a segurança na escola; providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações bem como, do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo; exercer tarefas de apoio aos serviços de ação social e escolar; prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e em caso de necessidade, acompanhar a criança a unidades de prestação de cuidados de saúde.

A autarquia constantou, no decurso do presente ano letivo, um ligeiro aumento do número de alunos inscritos nas atividades de animação e apoio à família (AAAF). “Esta é uma situação que terá impacto acrescido no próximo ano letivo, em que entrará em vigor a universalidade da educação pré-escolar para todas as crianças a partir do ano em que atinjam os 4 anos de idade.”, adiantou ainda a assessoria de imprensa da Câmara.

Exige-se aos candidatos, entre outros requisitos, ter nacionalidade portuguesa, 18 anos de idade completos. No caso dos escolhidos para assistente operacional, são obrigatórios quatro anos de escolaridade para os candidatos nascidos até 31 de dezembro de 1966;  seis anos para os candidatos nascidos entre 1 de janeiro de 1967 e 31 de dezembro de 1980, nove anos para os candidatos nascidos a partir de 1 de janeiro de 1981 e 12 Aaos para os candidatos nascidos a partir de 1 de janeiro de 1995.

Já no caso dos candidatos a assistentes técnicos, exige-se habilitações ao nível do 12º ano de escolaridade ou curso que lhe seja equiparado, preferencialmente na área de animação sociocultural.

Os assistentes técnicos terão direito a uma remuneração mensal de 683,13 euros e os assistentes operacionais a 530 euros mensais.

Como é que me posso candidatar ao emprego?

As candidaturas devem ser formalizadas mediante preenchimento de um formulário de candidatura por referência com a indicação expressa do procedimento concursal, com a documentação exigida, sob pena de não serem consideradas as candidaturas. Terá de ser entregue em suporte de papel, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, ou através de correio registado com aviso de receção, endereçados ao Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara de Gaia.

Os candidatos vão ser sujeitos a métodos de seleção obrigatórios: uma prova de conhecimentos e uma avaliação psicológica.

Aos inscritos que estejam a trabalhar na área ou nela tenham formação os métodos de seleção são os seguintes: uma avaliação curricular, que incide especialmente sobre as funções desempenhadas na categoria e uma avaliação de competências.

“É a primeira vez, em sete anos – e, portanto, também neste mandato -, que se consegue lançar um concurso para animadores e assistentes operacionais para as escolas do concelho”, refere ainda a CMG. A autarquia reconhece o caráter inovador da aposta, que visa criar condições para o aumento do emprego, pilar fundamental de combate à crise.

Artigo editado por Filipa Silva