O encontro da última jornada do campeonato que opõe o FC Porto ao Boavista servirá de teste para a implementação de um novo horário na próxima época. O jogo, que se realiza no próximo sábado pelas 11h45, no Dragão, vai ser o primeiro jogo oficial da época na Primeira Liga com horário matinal.

Em entrevista ao JPN, Germano Almeida, diretor de comunicação da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), diz que “o novo horário tem a ver com a aposta da Liga em explorar novos mercados, nomeadamente os asiáticos”. Assim sendo, em países como a China e o Japão, qualquer horário a rondar as 11h45 em Portugal será horário nobre, fator favorável para que existam audiências nos países asiáticos.

Esta experiência não é inédita ao nível internacional. Germano Almeida refere que a opção da liga portuguesa é tomada “no seguimento do horário praticado na liga inglesa e espanhola”, visando assim a “internacionalização do futebol português”.

A escolha do jogo entre dragões e axadrezados deve-se ao facto de envolver um “grande” do futebol português e de ambas equipas não terem nada a “lucrar” no campeonato em termos classificativos. Para o diretor de comunicação da liga, “faz todo o sentido que experiências deste género envolvam um clube ‘grande’, uma vez que os jogos mais apetecíveis, do ponto de vista televisivo, são aqueles que os envolvem”.

Relativamente à questão fisiológica dos jogadores, Germano Almeida afirma que isso não será um problema, uma vez que, na segunda liga já se joga de manhã, por exemplo, e tanto treinadores como jogadores já estão perfeitamente adaptados a essa realidade.

O FC Porto-Boavista, jogo a contar para a 34ª jornada do campeonato, realiza-se no próximo sábado, pelas 11h45 no Estádio do Dragão.

A luta pelo título decide-se a partir das 17h00 de domingo, hora para a qual estão agendados o Benfica-Nacional da Madeira e Sp. Braga-Sporting.

No sábado, a última vaga para a Liga Europa está em jogo em três jogos agendados para as 19h30. O Vitória de Setúbal recebe o Paços de Ferreira, o União da Madeira o Rio Ave e o Belenenses o Estoril Praia. A equipa pacense leva atualmente um ponto de vantagem sobre vilacondenses e estorilistas.

À mesma hora, o Tondela recebe a Académica. A equipa do distrito de Viseu está abaixo da linha de água, mas União da Madeira e Vitória de Setúbal ainda não têm garantida a permanência.

O Arouca, já com a qualificação para a Europa garantida, recebe o Vitória de Guimarães às 18h00 de sábado, ao passo que o Marítimo desloca-se a Moreira de Cónegos às 15h00 de domingo já com a manutenção no escalão principal assegurada.

Artigo editado por Filipa Silva