De acordo com dados da PORDATA, o turismo no Porto tem sofrido um aumento substancial na maior parte dos indicadores.

O número de dormidas aumentou em mais de um milhão entre 2009 e 2014. Com elas aumentaram os proveitos das unidades hoteleiras, o número de alojamentos turísticos, de camas e de quartos.

O progresso no setor tem sido um veículo para o reconhecimento internacional com os prémios que têm sido alcançados ao longo dos últimos anos.

Destaca-se a eleição como “Melhor Destino Europeu” pela European Consumers Choice, em 2012 e 2014. E, mais recentemente, em 2015, a eleição de “Melhor Destino Emergente” e o terceiro a nível mundial pela TripAdvisor.

premios

 

A Câmara do Porto (CMP) é uma das responsáveis pela promoção do turismo na cidade. Manuel Aranha, vereador do Comércio e Turismo, falou com o JPN acerca do setor. A expectativa é de que o crescimento continue a ser uma realidade.

Destaca o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos no município, nomeadamente na organização da oferta turística, na revitalização do património histórico e arquitetónico e no campo da dinamização cultural e dos eventos.

Para o futuro, a expectativa é de crescimento, perspetivando-se o aumento do número de rotas e da oferta hoteleira. Segundo o responsável pelo pelouro, o limite de turismo ainda está longe de ser alcançado.

 

Artigo editado por Filipa Silva e Sara Gerivaz