O cinema em Portugal está em festa pelo segundo ano consecutivo. Nos dias 16, 17 e 18 de maio há 94.000 lugares nas salas de cinema, cinematecas e auditórios espalhados pelo país, com bilhetes para todos os filmes em exibição a 2,50 euros.

A promoção não se aplica, no entanto, aos formatos Imax, 3D, 4DX e salas VIP. A segunda edição da iniciativa Festa do Cinema pretende levar 250 mil espetadores às 500 salas de cinema que participam no evento.

Onde ver cinema no Grande Porto

No Grande Porto os espetadores vão poder usufruir deste desconto no Norte Shopping, Arrábida Shopping e Mar Shopping, entre outras salas, auditórios e cinematecas. Os bilhetes podem ser adquiridos de acordo com as regras normais de cada exibidor.

De acordo com a organização, a primeira edição da Festa do Cinema foi um êxito e levou às salas de cinema cerca de 200 mil espectadores. Este ano o objetivo é superar este número. Nuno Sousa, da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), organizadora e responsável pela iniciativa, revela ao JPN que o sucesso da primeira edição foi fruto do preço baixo aliado ao “apetite do espetador em poder participar num ambiente de festa”.

Pela primeira vez, exibidores e distribuidores unem-se para garantir cerca de 94 mil lugares ao preço reduzido e contam com a colaboração dos distribuidores de filmes e dos apoios institucionais da Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) e do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Filomena Serras Pereira, presidente ICA, afirma em comunicado que a Festa do Cinema em 2015 contribuiu para a “reconciliação” do público com o cinema. A organização pretende este ano, uma vez mais, “não só incentivar o público a ver cinema”, mas encorajá-lo a ir as salas onde só aí podem tem uma total experiência das obras cinematográficas.

Nuno Sousa salienta ainda ao JPN que Portugal é o país que mais cresceu em número de espetadores em 2015. “Iniciativas como esta provam que o interesse pelo cinema ainda permanece em Portugal, apesar dos níveis baixos em anos anteriores. Estamos este ano num crescendo acima da média relativamente a qualquer outro país europeu, o que significa que ainda há espaço para o crescimento”, reforça o responsável da APEC.

Para a realização da Festa do Cinema juntam-se à APEC a Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP) e a Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE).

Artigo editado por Sara Gerivaz