O “Nove e Meia – Cineclube Nómada” arranca esta sexta-feira no Bairro do Falcão, e prossegue viagem no sábado pelos bairros da Mouteira e da Lomba. Juntam-se os três a um que já tinha acolhido a edição anterior, o bairro Antigo da Pasteleira. O projeto insere-se na programação da “Cultura em Expansão”.

Promover hábitos de cinema em locais com “pouco” acesso é o objetivo do “Nove e Meia”, conta o coordenador do projeto, Sérgio Marques, ao JPN.

O que é o “Cultura em Expansão”?

O “Cultura em Expansão” é um programa anual, criado em 2014. Este projeto está inserido no âmbito da aprendizagem, inclusão, descoberta, experimentação e participação.

É descrito como um espaço de “união” de forma “destemida” através da cultura, e onde se desconstrói um conjunto de barreiras geográficas e culturais, sobretudo humanas.

A programação do “Cultura em Expansão” deste ano, teve início no dia 25 de abril e estende-se até 18 de dezembro.

As sessões de cinema vão ser “desenhadas” em função do destinatário. A equipa do “Nove e Meia” procura nas várias associações de moradores os interlocutores que “provocarão” muitos novos espectadores a sair da “toca” e partilhar momentos de fraternidade em torno dos filmes. As 45 sessões vão ser realizadas quinzenalmente durante oito meses.

O primeiro filme a ser exibido é “Luzes na Cidade” de Charles Chaplin, que vai passar esta sexta-feira no Bairro do Falcão, e sábado na Mouteira e na Lomba. A entrada é livre.

O próximo é “Eduardo Mãos de Tesoura”, de Tim Burton, no final de maio.

Este é um projeto da Câmara Municipal do Porto com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Mota Engil. O “Nove e Meia” tem ainda parceria com a Audirent, Helástre, Junta de Freguesia do Bonfim, Junta de Freguesia de Campanhã e a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

A Câmara do Porto já divulgou as datas de exibição das sessões, não sendo ainda conhecidos os filmes selecionados para todas as datas.

Programação “Nove e Meia – Cineclube Nómada”

Bairro do Falcão
Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão
Bairro do Falcão, Bloco 4, entrada 149 cave
Sextas, 21h30
Datas: 13, 27 maio; 10 junho; 1, 15, 29 julho; 12, 26 agosto; 9, 23 setembro; 7, 21 outubro; 4, 18 novembro; 2 dezembro

Bairro da Mouteira
Associação de Moradores do Bairro da Mouteira
Rua Pintor António Cruz, n.º 99 – A cave
Sábados, 17h00
Datas: 14 maio; 11 junho; 16 julho; 13 agosto; 10 setembro; 8 outubro; 5 novembro; 3 dezembro

Bairro da Lomba
Associação de Moradores da Lomba
Rua de Vera Cruz, n.º 24 A
Sábados, 21h30
Datas: 14, 28 maio; 11 junho; 2, 16, 30 julho; 13, 27 agosto; 10, 24 setembro; 8, 22 outubro; 5, 19 novembro; 3 dezembro

Bairro da Pasteleira
Associação de Moradores do Bairro Antigo da Pasteleira
Rua Nicolau Coelho, Bloco 13 – 92 – C 12
Sábados, 17h00
Datas: 28 maio; 2, 30 julho; 27 agosto; 24 setembro; 22 outubro; 19 de novembro

 

Artigo editado por Filipa Silva