Não é uma parceria inédita. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem já alguns episódios de cooperação com a Polícia Judiciária, mas sempre com um caráter pontual. A celebração do protocolo, formaliza esta parceria, e, como disse ao JPN o diretor da faculdade, António Fernando Silva, permite “o desenvolvimento das colaborações entre a faculdade e o laboratório da polícia científica”.

Esta parceria tem o seu enfoque, única e exclusivamente, na partilha de conhecimentos e métodos científicos pelas duas instituições. Quer isto dizer que o papel que a FCUP assume é o de promover, quando assim for solicitado, a divulgação de métodos científicos dos quais faça uso e que possam interessar à Polícia Judiciária. Da mesma forma, a PJ poderá, também, quando assim se justificar partilhar os seus conhecimentos com a faculdade.

Ao abrigo do protocolo vai ser, ainda, possível que “estudantes da Faculdade de Ciências possam realizar estágios curriculares no laboratório da polícia científica”, assim como a “realização de atividades de investigação e formação avançada”.

Em termos financeiros, o acordo permitirá candidaturas conjuntas a programas de investigação financiados pela Europa.

Na entrevista, o JPN conseguiu apurar que o acordo vai ter uma vigência inicial de quatro anos, renováveis por iguais períodos. O Departamento de Geologia, Ambiente e Ordenamento do Território vai ser, para já, o contemplado no acordo. Mas, ainda segundo António Fernando Silva, pode vir a ser estendido a áreas como a Química, Física e Ciências da Computação.

A apresentação oficial do protocolo vai ter lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terça-feira, às 15h00.

Artigo editado por Filipa Silva