Acabou a época de 2015/2016 em Portugal. O Benfica sagrou-se tricampeão com a conquista do 35º título de campeão nacional, na última jornada da Liga NOS, frente ao Nacional. Os encarnados acabaram o campeonato com uma vantagem de dois pontos sobre o Sporting, que discutiu o título até ao fim com a equipa da luz. Assim, Rui Vitória conseguiu o “tri” que já fugia ao Benfica há 39 anos.

Em Espanha, o Barcelona também renovou o título na última jornada e sagrou-se bicampeão. O Real de Madrid manteve-se na luta até ao fim depois do Barça ter escorregado na fase final do campeonato.

Em Inglaterra, a surpresa do ano. O Leicester foi, pela primeira vez, campeão. Ranieri e os seus pupilos surpreenderam tudo e todos. A equipa foi ganhando jogos e passou de candidato à descida a vencedora da Premier League.

Em França e em Itália, os suspeitos do costume, PSG e Juventus venceram confortavelmente os respetivos campeonatos. Os parisienses foram os primeiros na Europa a garantir o título.

Em suma, não houve surpresa na maioria dos campeonatos europeus. A sensação, única, foi o Leicester, o “pequeno” que alcançou um triunfo inédito num dos campeonatos mais competitivos da Europa.

Finalizada a época para alguns clubes, noutros países ainda se discute o título de campeão. Rússia, Noruega, Finlândia, Lituânia, Dinamarca, entre outros, são campeonatos onde ainda falta decidir o vencedor.

Estes e tantos outros foram os protagonistas dos campeonatos de futebol da Europa, representados na ilustração gráfica abaixo.
europe

 

 

Artigo revisto por Filipa Silva