Já cheira a São João na cidade. As comemorações da maior festa da Invicta arrancam ainda este mês e prometem seis semanas de muita animação. Já a partir das 12h45 desta sexta-feira, os Aliados vão receber o Vodafone Rally de Portugal, que se estreia na cidade, disputado pelos melhores pilotos.

Uma das grandes novidades da programação deste ano das festas de São João prende-se com “Trengo”, um festival de circo que vai ocupar os jardins do Palácio de Cristal de 21 de maio a 19 de junho. O festival traz 15 espetáculos que incluem as diversas artes circenses como o malabarismo, equilibrismo, trapézio, entre outros. Já as típicas cascatas e montras de São João vão estar por toda a cidade durante o mês de junho.

Nuno Lemos, responsável pela PortoLazer afirmou que o compromisso para este ano é “alargar os festejos”. Isto pode ser verificado ao nível geográfico, uma vez que o São João chega agora à parte oriental da cidade, com o aproveitamento da estação de recolha de São Roque para concertos organizados pela Rádio Festival.

O tradicional fogo-de-artifício na Ribeira do Porto vai acontecer à meia noite do dia 24 de junho. Anunciados estão nomes para os Concertos na Avenida, com Xutos e Pontapés na noite de 23 para 24 de junho, a Banda Sinfónica Portuguesa às 22h00 de dia 24 e, por fim, os GNR acompanhados pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana com início às 00h00 de dia 25 de junho.

“É um prazer inesquecível trazer este espetáculo ao Porto”, confessou Rui Reininho na apresentação do programa, esta manhã. No ano em que os GNR celebram 35 anos de carreira, Reininho relembrou os tempos de infância em que a noite de São João se transformava em momentos sem preocupações onde tinha o “prazer de soltar das amarras”.

“Vamos aprendendo e expandindo o São João e tenho a certeza que vai ser um sucesso”, realçou Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP).

Seis semanas para festejar o São João

A programação deste ano conta com seis semanas e atividades para todos. Ainda durante o mês de maio (de 20 a 24) o São João vai mostrar que consegue passar por vários sítios, seja por terra ou por rio. Durante o dia 21, a atividade “São João à vista!” vai reunir um museu, elétricos e dez barcos no rio Douro.

Já o Porto Tram Fest celebra o elétrico na Baixa e promete animações a bordo e no Museu do Carro Elétrico, com concertos, teatro, passeios, um mercado de produtos tradicionais portugueses, comidas, bebidas e passatempos. Ainda no sábado, das 14h00 às 16h30, dez embarcações da BBDouro vão fazer uma regata entre a zona do fluvial e da foz do rio Douro, com velejadores portugueses e espanhóis. Nesse fim-de-semana, a Praia Internacional do Porto vai receber o Log Surf Fest 2016, uma etapa do Campeonato Nacional de Longboard, o Meeting de Sup Wave e ainda uma etapa do Campeonato Nacional de Beach Race. A entrada é gratuita.

No dia 26 de maio, às 16 horas, a entrada também é livre na Praça de D. João I, onde os alunos do primeiro ciclo das escolas do Porto apresentam à cidade o espetáculo de artes performativas “GRITO – A árvore”. É esta atividade que abre a segunda semana (de 25 de maio a 1 de junho) de festividades. De 28 de maio a 1 de junho vai haver a já habitual Festa da Criança nos Jardins do Palácio de Cristal. Este ano, o evento conta com uma convidada especial: a Alice, vinda de propósito do País das Maravilhas para encantar os mais pequenos. Dedicado às crianças é, também, o Mini NOS Primavera Sound, no dia 29 de maio, um dia repleto de animação e música, com entrada gratuita.

Serralves em Festa e o Festival Caixa Ribeira vão encher a terceira semana do programa, que decorre de 2 a 8 de junho. Serralves em Festa começa dois dias antes na Baixa, local de que os artistas se vão apropriar, nos dias 2 e 3 de junho. O evento continua a 4 e 5 do mesmo mês na Fundação de Serralves com a presença de artistas nacionais e estrangeiros, naquele que é o maior festival de expressão contemporânea de Portugal e um dos maiores da Europa.

Depois do êxito da primeira edição, o Festival Caixa Ribeira regressa ao Porto a 3 e 4 de junho, com mais de 40 concertos em dez palcos singulares, num evento que volta a harmonizar dois patrimónios mundiais reconhecidos pela UNESCO: o Fado e o Centro Histórico do Porto. Este ano, o cartaz conta com nomes como Ana Moura, António Zambujo, Gisela João ou Simone de Oliveira.

A instalação interativa Sunwheel, no “Espelho de Água” da Avenida dos Aliados de 4 a 26 de junho, inspira-se nas populares cascatas de São João e na roda dos tradicionais moinhos de água. O coletivo Moradavaga criou, assim, uma peça artística interativa feita de pequenas placas móveis amarelo-douradas, cuja rotação produz efeitos cambiantes ao longo do dia e da noite, dependendo das variações do vento, da luz e da velocidade imprimida pelos utilizadores.

Música, arte e desporto

O NOS Primavera Sound (de 9 a 11 de junho) inaugura a quarta semana de atividades, de 9 a 15 de junho. A quinta edição do festival vai levar ao Parque da Cidade do Porto artistas como PJ Harvey, Sigur Rós ou Animal Collective. É precisamente nesta semana que se inicia o EURO 2016 e todos poderão ver os jogos da competição num dos dois ecrãs gigantes na Praça D. João I ou no Edifício Transparente.

Como não poderia deixar de acontecer, os Martelinhos de São João vão estar em exposição, de 10 de junho a 6 de julho, no Palácio das Artes. A exposição de cerca de 250 propostas sobre a interpretação do tema da festa de São João do Porto tem entrada livre.

Já a 10 de junho vai ser entregue o Prémio Intervenção em Arte Urbana, no Largo de São Domingos, pela PortoLazer. O desafio deste concurso consistia em produzir uma peça artística recorrendo apenas ao martelo de São João que vai ficar no local até dia 26 de junho. A acabar a semana, no dia 12, pelas 10h00 inicia-se a Corrida de São João, com partida junto ao Jardim do Passeio Alegre. O evento inclui uma prova cronometrada de 15 km e uma Mini Corrida de 5 km.

O Porto Beer Fest está na cidade de 16 a 19 de junho, nos Jardins do Palácio de Cristal, com entrada gratuita. O início da quinta semana fica, então, marcada por esta feira de cerveja artesanal que reúne produtores de todo o país e alguns dos melhores cervejeiros do mundo. A atividade inclui degustações, gastronomia e provas comentadas.

Pela primeira vez o Pavilhão Rosa Mota vai encher-se de cultura urbana. De 17 a 19 de junho, o Up Street Porto Mercado de Arte Urbana, promove a cultura e as tendências da arte. Ainda no dia 17, no cais da Ribeira, terá lugar o Porto Extreme XL, um campeonato motorizado, com o já habitual percurso pelas escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais.

A quinta semana de eventos culmina numa instalação áudio/laser de “lasers” de São João, entre os dias 17 e 25 de junho, na Praça General Humberto Delgado. A proposta desta instalação é a de viver por antecipação a experiência de uma noite de São João no Porto.

As seis semanas de festa terminam no dia 26 de junho. Entre os Concertos na Avenida e o espetáculo de fogo-de-artifício há lugar para as rusgas de São João, no dia 25 de junho, com partida às 20h30 na Batalha e fim na Avenida dos Aliados.

Com um orçamente de 450 mil euros, a Câmara do Porto e os seus patrocinadores prometem oferecer à cidade atividades diversificadas.

Artigo editado por Sara Gerivaz