Imagine que no meio de uma multidão decide fotografar um anónimo. Chegado a casa descarrega a foto e através de uma aplicação encontra, num espaço de segundos, o perfil dessa pessoa numa rede social.

Foi, precisamente, esta app – FindFace – , que dois jovens russos lançaram há dois meses na rede social Vkontakte – de origem russa e com 200 milhões de utilizadores. Neste curto período, a aplicação registou mais de 500 mil utilizadores, num total de 3 milhões de pesquisas.

Artem Kukharenko, de 26 anos e Alexander Kabakov, de 29 são os responsáveis pela aplicação. O primeiro é o informático que criou o algoritmo, o segundo ocupa-se do marketing e da área comercial.

Apesar de não ser uma novidade em programas de reconhecimento facial, o “FindFace” destaca-se pela rapidez na pesquisa em bases de dados de elevada dimensão.

E é, precisamente, esta vantagem em relação à concorrência que tem chamado a atenção mundo fora. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, os jovens já reuniram em Macau, com responsáveis pela segurança de casinos, com vista à disponibilização da app. Em Moscovo encontram-se a ser ultimados os detalhes de um contrato com o município para a identificação de criminosos – a cidade dispõe de 150 mil câmaras instaladas pelas ruas -, e não está descartada a hipótese do software ser vendido ao FSB russo – serviços de segurança federais.

Para já, a aplicação é gratuita para utilizadores que não excedam as 30 pesquisas mensais. Existe uma outra versão, paga, para quem pretenda um maior número de identificações. Afastada está a possibilidade de, no imediato, a aplicação ser integrada no Facebook.

 

Artigo editado por Filipa Silva