35 é o número de que todos falam. É a 35ª vez que o Benfica conquista o campeonato nacional, mas a competição que fechou contas no domingo encerra outros númeroas dignos de destaque.

O Benfica fez 88 pontos que constituem um novo recorde no campeonato português. Em segundo lugar ficou o Sporting com 86, pontuação que daria a vitória na competição aos “leões” em grande parte dos campeonatos realizados nos últimos anos. Foi, aliás, também um recorde na história dos verde-e-brancos.

Além de 88 pontos, o Benfica somou também 88 golos que deram aos encarnados o estatuto de melhor ataque da Liga NOS. O Sporting, com apenas 21 golos sofridos, foi a melhor defesa do campeonato.

Individualmente, destaque para Jonas. O brasileiro sagrou-se vencedor da bola de prata com 32 golos e esteve sempre na corrida à bola de ouro. Seguiu-se Slimani, com 27 golos e Mitroglou com 20. Nas assistências, Layún e Gaitán dominaram. 15 para cada jogador.

A maior assistência foi, precisamente, no jogo do título. O Benfica-Nacional teve 64.235 espectadores nas bancadas da Luz. O resultado mais dilatado chegou ao 6-0, marcador com dois registos impostos por Benfica e Paços de Ferreira a Belenenses e União da Madeira, respetivamente.

 

10 Números do Campeonato

 

Artigo editado por Filipa Silva