Apesar de ter mantido, em 2015, o estatuto de maior operadora de transportes da Área Metropolitana do Porto, a STCP teve um decréscimo do número de passageiros, mas uma redução do prejuízo face a 2014.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) teve um total de 69,2 milhões de passageiros transportados em 2015, menos 7,1% do que em 2014, ou seja, 4,9 milhões de passageiros. A receita atingiu os 42,3 milhões de euros, menos 6,9% do que no ano anterior.

De acordo com o relatório divulgado pela STCP, a empresa apresentou resultados líquidos negativos de 31,6 milhões de euros, apresentando um desagravamento de 23,2 milhões de euros, comparativamente a 2014, ou seja, uma recuperação de 42%. Esta evolução é fruto da melhoria dos resultados financeiros em 36,5 milhões de euros.

A STCP teve também um aumento do endividamento. A empresa terminou o ano de 2015 com uma dívida total remunerada de 425,6 milhões de euros, mais de 10,4 milhões de euros que no ano de 2014.

Os resultados financeiros também foram negativos em 10,5 milhões de euros. Apesar disso, registou uma melhoria face aos 36,5 milhões de 2014. No total, os juros e encargos de financiamento apresentaram uma redução de 7,4 milhões de euros (-57%).

De acordo com a empresa de transportes, para esta diminuição de encargos contribuíram “as condições financeiras das operações de empréstimo contratadas com o acionista, e ainda os níveis historicamente baixos das taxas Euribor vigentes para o serviço da dívida da banca comercial, relativo às operações de médio e longo prazo”.

“A perda de variação do justo valor de swap reduziu em 31,6 milhões de euros, embora os juros respetivos tenham aumentado 2,5 milhões de euros (+37%)”, acrescentou ainda a administração.

A respeito dos resultados operacionais, a STCP apresentou também um prejuízo de 21,1 milhões de euros, o que se traduziu num agravamento de 13,3 milhões de euros face a 2014, justificado pelas “provisões e pela não atribuição de indemnizações compensatórias” que haviam sido decidida pelo Governo de Passos Coelho.

Mais passageiros nas linhas de Carro Elétrico

A administração da STCP não deixou também de fazer referência ao desempenho positivo das três linhas de Carro Eléctrico que, “ano após ano, continuam a cativar a atenção dos portuenses e dos turistas, conquistando cada vez mais passageiros”. Em 2015, este serviço transportou perto de 460 mil clientes, mais 10% do que no ano anterior, o que contribuiu com um valor já “razoavelmente expressivo” para as receitas da empresa.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto classifica o ano de 2015 como um “ano sensível”, esclarecendo que houve “condicionantes de várias ordens que geraram instabilidade e uma redução da eficácia no serviço prestado”.

Justificaram-no com exemplos como “a impossibilidade de contratação de pessoal, desde há alguns anos imposta pelo governo, e a expectável e natural aposentação de um conjunto significativo de funcionários” que se traduziram numa “inevitável” redução de oferta.

O Relatório e Contas de 2015 da STCP foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa esta segunda-feira, e vai ser submetido à apreciação e aprovação da assembleia-geral da sociedade até ao final deste mês de maio.

Artigo editado por Sara Gerivaz