O JPN estreou esta quinta-feira um novo site. Não mudamos a filosofia, nem os nossos objetivos, mas mudamos o rosto para melhor servir quem nos lê.

Visualmente estamos diferentes, adaptámo-nos ao mobile e introduzimos ferramentas de partilha nas redes sociais, mas aproveitamos para ir um pouco mais além, baseados numa experiência de 12 anos e milhares de conteúdos publicados.

Reorganizamos editorias, mantendo as nossas linhas da frente: cobrir a universidade e a cidade que lhe dá nome, sem descurar o país e o mundo.

Na secção “UP” poderá encontrar toda a atualidade relacionada com a Universidade do Porto. Mas porque os estudantes são, além de tudo, a nossa razão de ser, criámos a secção “Academia” para todos os conteúdos que, interessando aos estudantes, se estendem para além das fronteiras da Universidade do Porto.

A cidade que nos serve de base também vive em permanente comunicação com o que está à sua volta. Os municípios de Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar também entram nas nossas contas e por isso decidimos criar o “Grande Porto”.

Na área “Portugal”, aglutinamos muitos dos nossos conteúdos. É aqui que passam a estar disponíveis os artigos de secções diversas como Ciência e Tecnologia, Economia, Media, País e Educação.

Na área de “Multimédia” passamos a disponibilizar os artigos que fazem uso de diferentes linguagens do jornalismo. Os que misturam texto com infografia ou aqueles cuja base é essencialmente o “Vídeo” ou o “Áudio”.

Nos programas, apresentamos aqueles que nos acompanham há longos anos como o “PortOuvido”, o “Grande Ecrã” e o “Gente Comum”, ou os mais recentes, mas não menos relevantes, “Pequeno Ecrã” ou “Quatro em Linha”.

O JPN, o jornal online dos estudantes do curso de Ciências da Comunicação da UP, faz-se ainda de grandes trabalhos. Para isso, disponibilizamos “Especiais” e “Dossiês”. Os primeiros dedicados a temas explorados pelos alunos num formato de reportagem multimédia, e os segundos para os temas que, pela sua relevância, nos conduzem à produção de uma série alargada de artigos.

Em tudo o que fazemos, do artigo mais breve da ordem do dia, ao mais aprofundado, mantemos a missão: proporcionar aos estudantes de Ciências da Comunicação a possibilidade de colocarem em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso e de os preparar do melhor modo possível para exercerem a sua profissão num mercado cada vez mais exigente.

O JPN é um laboratório que em vez de paredes decidiu ter vidros. Mostramos o melhor que sabemos, mas só faremos melhor com base na observação que nos chegar a partir de fora. É por isso que é de extrema relevância os ecos que nos chegam do exterior. Esperamos por esse eco na nossa caixa do correio. Sugestões, comentários e ideias são coisa que apreciamos. Enviem-nos para [email protected].

Obrigada a todos os que nos seguem, porque sem recetores as mensagens são vazias de sentido.