De um protocolo entre a China Three Gorges e a Universidade do Porto resultam três bolsas no valor de 25 mil euros para mestrados na China. As candidaturas estão abertas até dia 5 de junho.

A Universidade do Porto (UP) tem disponíveis três bolsas individuais para mestrados na China. O valor de cada uma é de 25 mil euros, para alunos com frequência em regime presencial e a tempo inteiro do grau de mestrado, inscritos nos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018. As candidaturas a mestrado foram alargadas até dia 5 de junho. São elegíveis candidatos das mais variadas áreas de estudo, com incidência preferencial na língua e cultura chinesas, artes, ciências sociais, economia, gestão, engenharia e arquitetura.

Todos os candidatos têm que cumprir, obrigatoriamente, os seguintes requisitos: ter nacionalidade portuguesa; concluir a formação de 1º ciclo na UP até 15 de julho; obter uma qualificação final igual ou superior a 14 valores; ser aceite, ou fazer prova de apresentação de candidatura, num ciclo de mestrado numa universidade chinesa; dominar a língua inglesa ao nível B2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, na oralidade e escrita e/ou conhecimento básico de Mandarim mediante os requisitos do curso que vai ingressar; apresentar um plano de trabalhos adequado ao ciclo de estudos que pretende frequentar; ter duas cartas de recomendação redigidas por docentes do curso que frequentou na UP e não beneficiar de qualquer outra bolsa.

As candidaturas devem ser submetidas para o email [email protected] com uma carta de apresentação na qual devem estar incluídos os dados pessoais e cópias do documento de identificação. Junto tem que estar, também, uma cópia do certificado de habilitações ou certidão comprovativa do grau académico obtido, devidamente traduzido para inglês, assim como o “curriculum vitae”. É necessária, ainda, uma declaração na qual seja claro que o candidato cumpre as condições de saúde exigidas pela lei chinesa.

Cada candidatura é avaliada consoante o financiamento disponível, os requisitos, os documentos apresentados, o mérito do candidato e a exequibilidade do plano de trabalhos apresentado. Os resultados do concurso vão ser publicados no site da UP, por meio de um edital.

A iniciativa advém do Protocolo de Cooperação com a China Three Gorges Corporation (CTG),  maior acionista da EDP. O protocolo envolve também as universidades de Coimbra e Lisboa.

Artigo editado por Filipa Silva