Os pavilhões do Estádio Universitário do Porto, que estiveram em obras durante cinco meses e encerrados desde as férias da Páscoa, vão retomar a atividade na segunda-feira, dia 30 de maio.

Depois de ter entrado em obras em dezembro e de terem sido ter encerrados no final de março, devido a problemas na cobertura, os pavilhões do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) no Campo Alegre vão voltar a abrir portas à prática desportiva. O CDUP volta à sua atividade normal, no Estádio Universitário do Porto, na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, garante ao JPN Bruno Almeida, diretor do organismo.

As obras começaram em dezembro e a previsão era de terminarem em final de março, princípio de abril. A verdade é que a obra atrasou, e foi precisamente no final de março que encerraram os pavilhões para dar continuidade à empreitada, o que impossibilitou a prática de atividade desportiva no local.

Segundo Bruno Almeida, “enquanto houve a mudança era impossível estar a fazer qualquer atividade”.

Houve ainda fatores, como o clima, que contribuíram para o atraso da recuperação dos pavilhões, tal como referiu o diretor do CDUP: “Como foi notório, o tempo também não ajudou, choveu bastante, e como é lógico não era da nossa responsabilidade, era da responsabilidade do empreiteiro. A obra sofreu atrasos e foi entregue agora”.

Ao JPN, Bruno Almeida explicou que a necessidade de obras passava pelo facto de chover dentro dos pavilhões o que tornava “quase impossível haver uma prática [desportiva] regular”, questões de climatização e de humidade que prejudicavam a atividade desportiva no CDUP.

Apesar disso, a direção do Centro de Desporto da UP assegurou ao JPN que os utentes foram sempre avisados sobre a questão das obras que impossibilitava o uso do mesmo e foram sempre oferecidas alternativas: “a obra era da responsabilidade dos empreiteiros e entregaram-nos mais tarde, por isso, demos a hipótese aos utentes de fazerem as atividades num outro pavilhão nosso, o pavilhão Luís Falcão, na Asprela”.

As obras terminaram sexta-feira e, para reabrir portas no dia 30, Bruno Almeida referiu que estão na fase “de limpeza dos pavimentos, e de tudo o que é necessário depois duma obra desta dimensão”.

Depois desta intervenção nos pavilhões – orçada em 350 mil euros -, a garantia aos utentes do CDUP é de que “vão encontrar uma instalação praticamente nova, ou seja, com uma cobertura completamente nova”.

“O pavilhão está completamente diferente, com uma qualidade de prática desportiva que não tem comparação ao que era. Anteriormente chovia lá dentro, era quase impossível haver uma prática regular. Neste momento, temos um pavilhão com umas condições muito boas para a prática desportiva. Com a mudança da cobertura, ao nível da humidade e de climatização, o pavilhão ficará muito melhor do que estava”, sublinhou Bruno Almeida.

O director do CDUP referiu ainda a esperança de “uma utilização bastante superior” dos utentes, a partir de setembro, mês do arranque da época desportiva.

Artigo editado por Filipa Silva