O Teatro Municipal do Porto lançou um programa destinado a novas criações de artistas nacionais que estejam a dar os primeiros passos. As inscrições estão abertas até ao dia 16 de setembro.

Os destinatários do programa “Campo de Batalha” são “jovens artistas nacionais que não tenham ainda estreado mais do que duas criações”, como se pode ler na página do site do Teatro Municipal do Porto (TMP). Mas aqui, a palavra “jovens” não representa uma discriminação etária, é antes sinónimo de todos aqueles que se encontram numa fase seminal da carreira de artista, desde os mais novos aos mais velhos. Jovens de experiência, portanto.

As candidaturas arrancaram há uma semana e visam acolher projetos nas áreas da dança, da música, da performance, da instalação, do vídeo e do novo circo. No final vão ser apurados os seis melhores projetos. Algo que deve acontecer ainda no final deste ano. As inscrições encerram no dia 16 de setembro.

Em 2017 os projetos selecionados começam a ser exibidos num dos pólos do TMP – Rivoli ou Campo Alegre –  e podem contar com o apoio técnico das equipas de cada um dos espaços. Para além do apoio técnico o programa prevê ainda a possibilidade de financiamento e ajuda na promoção e divulgação de cada espetáculo.

Artigo editado por Sara Gerivaz