A Câmara Municipal do Porto em parceria com o ISEP vai levar, no dia 8 de junho, a matemática à baixa da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover o interesse dos alunos pela disciplina.

No dia 8 de junho entre às 14h00 e às 17h00, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em colaboração com o programa municipal “Porto de Futuro”, vai levar pela primeira vez a matemática à baixa da cidade.

A coordenadora do “Matemática vai à baixa”, Amélia Caldeira, explica ao JPN que a iniciativa engloba um grupo de alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade que se vai juntar para “celebrar a matemática” e para demonstrar “a relevância e o progresso que esta disciplina exerce na vida da sociedade”.

O evento tem como objetivo despertar “o interesse dos alunos pela matemática”. No dia 8 de junho, os estudantes vão ser divididos pela Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade e Trindade, de acordo com a idade e o grau de escolaridade. Além disso vão estar acompanhados por um docente, “um professor para cada 15 alunos”, adianta Amélia Caldeira.

As tunas do ISEP vão encerrar a iniciativa com uma atuação em frente à estação de metro da Trindade.

A iniciativa da Câmara Municipal do Porto (CMP) e do ISEP, “Matemática vai à baixa” junta dois projetos já existentes. O “Matemática fora de horas”, que é lecionado no período de inverno num ambiente “informal” e que acontece fora das salas de aula e o “Matemática fora de portas”, realizado de acordo com o horário letivo dos professores em zonas emblemáticas do Porto como o Palácio de Cristal, a Avenida dos Aliados e a rotunda da Boavista.

Artigo editado por Sara Gerivaz