A conferência "O que define o meu partido?", organizada pela AEFDUCP, vai ter lugar esta quarta-feira pelas 21h30. Os cinco principais partidos políticos nacionais vão estar representados por jovens militantes.

O Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai receber nesta quarta-feira às 21h30 a conferência “O que define o meu partido?”. Francisco Lima, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito (AEFDUCP) – organizadora da conferência -, afirma que a ideia surgiu do facto de a associação ter “notado que há jovens que têm interesse, mas a quem falta formação no sentido de perceber o que define cada partido”. “Independentemente do interesse prévio, os estudantes de Direito, que são o público-alvo da conferência, têm obrigação de ter consciência do que cada partido defende, os seus princípios e ideias que têm reflexo nas leis”, remata o dirigente associativo.

Os cinco principais partidos políticos nacionais vão estar representados por jovens militantes e dirigentes das juventudes partidárias. Luís Monteiro, deputado à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, Pedro Martins pela Juventude Comunista Portuguesa, Francisco Rodrigues dos Santos pela Juventude Popular, João Rodrigues pela Juventude Social Democrata e Hugo Carvalho pela Juventude Socialista vão marcar presença.

A ideia de convidar os jovens políticos surgiu, de acordo com Francisco Lima, do facto de os “políticos mais velhos, com cargos importantes”, não terem “tanta liberdade para falar”. “Esperamos que os jovens falem mais do coração e sabemos que a ideologia se nota mais nos jovens”, conclui.

Esta conferência pretende dar uma “oportunidade para ver como é que um político argumenta e defende as suas ideias, num ambiente mais pessoal”. O presidente da AEFDUCP, que vai moderar a conferência, espera que “o facto de ter jovens na plateia e nos oradores deixe todos mais à vontade”.

A entrada é livre.

 

Artigo editado por Filipa Silva