O Prémio Carreira FEP que já distinguiu Manuel de Oliveira Marques, Elisa Ferreira, Rui Rio e Daniel Bessa, vai ser entregue agora a Miguel Cadilhe, atual presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto.

Este é um prémio que distingue, anualmente, um diplomado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) que se tenha destacado pela sua carreira e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

Miguel Cadilhe licenciou -se na FEP em 1968, onde lecionou também em diferentes áreas: Macroeconomia, Estatística, Econometria, Matemática Financeira, Investigação Operacional, entre outras disciplinas.

Em 1977 havia de integrar a Comissão de Reestruturação da FEP nomeada pelo Governo, e entre 1981 e 1982, fez parte de uma investigação na área de política macroeconómica, na London School of Economics.

Outras distinções de Miguel Cadilhe:

– Grãs-cruzes das ordens do Mérito de Portugal e do Cruzeiro do Sul do Brasil;

– Medalha de Mérito, grau ouro, da cidade do Porto;

– Prémio Carreira da Ordem dos Economistas, em 2015.

Miguel Cadilhe foi secretário de Estado do Planeamento em 1980 e ministro das Finanças entre o final de 1985 e o início de 1990. Também presidente da Fundação Rei Afonso Henriques (Zamora), lançou a candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade, entre 1998 e 1999.

Foi diretor, administrador e presidente de várias instituições bancárias (BPA, BFE, BBI, BCP, BII, BPN) e de empresas como API, Espaço Atlântico, Praemium, BPA Vida, entre outras, e é também autor de diversos livros e artigos sobre temas da realidade nacional.

A entrega do prémio vai ser no Dia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que acontece a 31 de maio, e vai ter lugar nos Passos Perdidos da faculdade.