O "Verão na Casa" já está programado. De junho a setembro, a Casa da Música apresenta mais de 100 eventos, a maioria de entrada livre. Desta vez sem pausas.

Se antes o oitavo mês do ano era sinónimo de paragem, este ano a palavra não entra na agenda da Casa da Música. O “Verão na Casa” já está programado e pronto para começar com 110 eventos, 60 dos quais de entrada livre.

O “Verão na Casa” começa já na próxima quarta-feira com a abertura do café Casa da Música e inauguração do Palco Super Bock, com um concerto de DJ Sininho, às 21h30. A entrada é livre.

E porque o verão acabou de começar, na sexta-feira, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música começa as serenatas a que o bom tempo convida. A primeira começa às 21h00 do dia 3 de junho e tem um custo de 19 euros.

Kamasi Washington traz ao Porto o aclamado álbum “The Epic”. Na segunda-feira, dia 6 de junho, a Sala Suggia da Casa da Música abre portas ao saxofonista por 35 euros.

“A Última Sinfonia” vai ecoar pela Casa da Música. Às 21h00 de sábado, dia 18 de junho, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música traz à vida Serguei Prokofieff e a sua última sinfonia, num concerto único com o custo de 15 euros.

Como prometido, a programação do “Verão na Casa” serve a todos os gostos. O espetáculo que já data de abril de 2015, volta a juntar a música e dança da cultura cigana, numa exibição ao ar livre. A Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos, recebe, a custo zero, a performance “Romani 2.0”, no dia 18.

A instituição propõe uma colaboração “improvável”: a Orquestra de Jazz de Matosinhos junta-se a Sérgio Godinho. Temas como “Com um brilhozinho nos olhos” ou “Dança da velha” não vão faltar, com certeza. Às 21h00 de domingo, dia 19 de junho, com um custo de 12 euros, a Sala Suggia abre portas para o Ciclo Jazz.

Na terça-feira, dia 21 de junho, encerra-se o Ano Internacional da Luz com um Remix Ensemble: Heinz Holliger, tocador de oboé, é o protagonista. O concerto acontece às 19h30 e custa 12 euros.

A Orquestra Sinfónica Portuguesa ocupa a Casa da Música no sábado, dia 25 de junho. Às 21h00, Joana Carneiro volta a pisar o palco da Sala Suggia, desta vez enquanto maestrina titular da orquestra, dirigindo um programa que destaca o pianista português Artur Pizarro.

Porque verão também é sinónimo “de sair da Casa”, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música comemora os 20 anos do ArrábidaShopping, num concerto, de entrada livre, às 22h00, na Praceta Exterior Norte do ArrábidaShopping. O concerto é dedicado ao compositor do século XIX Modest Mussorgski.

Recordar Guilhermina Suggia, celebrar a Rússia e sair da “Casa”

Saltando para julho, a Casa da Música não dá descanso. No primeiro dia do mês, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música dá o já tradicional concerto em honra da violoncelista Guilhermina Suggia.

Num concerto para todos e sem qualquer custo, Sonópolis é um projeto de caráter educativo que mistura diferentes artes performativas, no dia 10 de julho.

Na sexta-feira à noite, dia 15, a Sala Suggia abre para 80 músicos de balalaicas. A Orquestra de Ossipov, originária da Rússia, ajuda também a Casa a comemorar este que é o ano em que se celebra o país.

Branford Marsalis Quartet with special guest Kurt Elling tem 30 anos de atividade e comemora-os integrando o Ciclo Jazz, às 21h00 de domingo, dia 24 de julho. O quarteto é conhecido pela harmonia entre os seus membros e o concerto custa 25 euros.

Na sexta-feira, dia 29 de julho, à Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música junta-se a família Prokofiev. Gabriel, neto de Sergei Prokofiev, junta a arte de DJ à música de raiz clássica, num concerto único. Às 21h00 a Sala Suggia recebe a família russa, por um custo de 25 euros.

A Casa da Música volta a sair à rua, desta vez na Maia. No dia 30 de julho, a Praça Doutor José Vieira de Carvalho é o ponto de encontro para a o estilo “techno” invadir a música clássica da orquestra sinfónica.

Artur Pizarro, o pianista sensação português inaugura o mês de agosto com um concerto na terça-feira, dia 2, às 19h30, na Sala Suggia, com o custo de 15 euros.

“Casa” nos Aliados

Em setembro, a Casa da Música vai à Avenida dos Aliados: na sexta-feira, dia 9, às 22h00, a avenida espera-se cheia para ouvir a Orquestra de Jazz de Matosinhos com a participação de um convidado especial, ainda por revelar. No sábado, dia 10 de setembro, é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música encher os Aliados de música, para encerrar a programação de verão.

Com eventos dentro e fora da Casa da Música, aproximam-se quatro meses recheados de atividades ligadas à música que prometem não deixar parar o verão.

Artigo editado por Sara Gerivaz