O Sindicato dos Jornalistas recebeu várias denúncias, por parte de trabalhadores do jornal "A Bola", e convocou uma reunião para apurar o que se passa. Resultado desta situação foi também a demissão do conselho de redação.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) recebeu uma série de denúncias dos trabalhadores do jornal “A Bola” que temem que esteja em curso um processo de despedimentos. Por essa razão, o SJ pediu, na quarta-feira, uma reunião com caráter urgente à administração do jornal. Fala-se de despedimentos e também de um “processo de avaliações dos quais [os trabalhadores] não souberam anteriormente”, explicou Sofia Branco, presidente do SJ, ao JPN.

Sofia Branco referiu que os trabalhadores do jornal “estariam a ser chamados para reuniões, individualmente, reuniões essas que tinham como objectivo dispensá-los”.

A situação dos alegados despedimentos ainda não está confirmada e, por isso mesmo, o Sindicato dos Jornalistas convocou uma reunião “de caráter urgente” para entender o que se passa.

“Nós não sabemos exatamente o que é que se passa, mas isto tem a ver com o seguinte: simultaneamente a estas reuniões individuais, os trabalhadores tomaram conhecimento que estaria em curso um processo de avaliações dos quais não souberam anteriormente. Portanto, foram confrontados com processos de avaliação cujos critérios, independentemente de quais forem, não foram comunicados aos trabalhadores”, esclareceu Sofia Branco.

A presidente do Sindicato criticou ainda o facto dos trabalhadores do título serem avaliados “agora às ‘três pancadas’, com base em critérios que vão exatamente dar à necessidade de dispensar pessoas”.

Questionada sobre se teria sido a primeira queixa por parte dos jornalistas do diário, Sofia Branco afirmou que sim, mas referiu que “estes processos, infelizmente, têm sido uma constante em vários órgãos de comunicação social” e sublinhou: “As administrações gostam de chamar processos de rescisão amigáveis, como se uma rescisão pudesse ter algo de amigável, àquilo que se chama um despedimento coletivo. Forçam as pessoas impondo o medo, de certa forma. Tentam intimidá-las para que saiam pelo seu próprio pé”, referiu a presidente do Sindicato ao JPN.

Sofia Branco contou também ao JPN que o conselho de redação do desportivo anunciou a sua demissão “na sequência de terem pedido informações sobre este processo à administração, e não lhas terem facultado”.

O JPN tentou contactar a administração do jornal “A Bola” e membros do conselho de redação, mas sem sucesso. O Sindicato dos Jornalistas tem a informação de que, na próxima terça-feira, dia 31 de maio, há um plenário de trabalhadores no jornal.