O Euro 2016 arranca daqui a 11 dias, sem presença portuguesa nas equipas de arbitragem. Há três décadas que os árbitros lusos não estavam ausentes da fase final do Europeu de Futebol.

É preciso recuar 30 anos para encontrar um Europeu de Futebol em que a arbitragem portuguesa tenha estado ausente da competição. Curiosamente, a última vez onde tal aconteceu foi precisamente em França, em 1984. Daí em diante, os árbitros nacionais marcaram sempre presença nas fases finais desta prova.

Rosa Nunes foi o juiz que mais vezes esteve presente em Europeus. Foi árbitro em 1988, 1992 e 1996. Seguiram-se-lhe Vítor Pereira em 2000 e Lucílio Baptista em 2004. Em 2008 foi a vez de Olegário Benquerença, embora como árbitro auxiliar.

O último Europeu, disputado na Polónia e na Ucrânia, contou com a presença de Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Foi o momento internacional de maior prestigio para a arbitragem portuguesa, dado que nunca um português tinha arbitrado a final de um Europeu.

Tal como o formato da prova, também a equipa de arbitragem foi alargada. O Euro 2016, na França, conta com a presença de 18 árbitros, mais seis do que na edição de 2012.