A Porto Beer Fest vai proporcionar à cidade do Porto uma viagem pela cultura da cerveja artesanal, com mais de 200 tipos de cerveja artesanal à espera de serem provados.

Para provar as várias cervejas, há um “copo oficial” de prova, que dá acesso a “beer points” do Porto Beer Fest, como explicou Octávio Costa, membro da OG&Associados, empresa encarregue da organização, ao JPN.

As cervejas vão custar entre dois e quatro euros, este último preço para “cervejas extremas”, em que se incluem as cervejas únicas, que vão estrear no festival, as cervejas “mais complexas” ou de “duas ou três grandes cervejeiros mundiais” (como a BrewDog, da Escócia, e a Mikkeller, da Dinamarca).

A representar o “made in” Portugal vão estar várias cervejeiras do Porto – algumas delas com lotes especiais para o evento -, como a Sovina, a Burguesa ou a OPO 74. Entre as 20 marcas portuguesas vão também estar as afamadas Letra, Maldita – premiada internacionalmente -, Vadia ou Dois Corvos.

Para quem quiser encher o estômago, há uma zona de comida. Cerca de 14 rulotes, “especialmente escolhidas pela ligação que têm com a cerveja”, de acordo com a organização.

Demonstrações de cozinha, animação e Euro 2016

Showcookings ou demonstrações de cozinha já se tornaram parte de qualquer festival gastronómico e, por isso, também não vão faltar no Porto Beer Fest. O programa ainda não está fechado, mas, segundo Octávio Costa, deverá ficar pronto no final da semana.

Os Fanfarra Kaustika, o Bizu Coolective, os Crassh e alguns DJ ficam responsáveis pela animação musical, que promete não deixar ninguém parado.

Octávio Costa salientou ainda que a conjugação do festival de artes circenses “Trengo” ou o mercado “Up Street Market”, a acontecerem no mesmo fim de semana, vêm dar mais força à primeira edição do festival de cerveja artesanal.

Os jogos do Euro 2016 não foram postos de lado, ainda por cima com um jogo de Portugal no sábado, 18 de junho, e, por isso, o festival conta com um ecrã permanente que vai transmitir vários jogos do Europeu.

O Porto Beer Fest como grande festival de cerveja artesanal

A Beer Fest estreia no Porto, mas já anda por outras cidades do país. Depois de Caminha, com o Art Beer Fest – que já vai para a quarta edição e que tem “uma dimensão com bastante visibilidade”, como afirma Octávio Costa, membro da OG&Associados -, ou Faro, com o Alameda Beer Fest, além de participações em festivais europeus.

No caso do Porto, as facilidades de acesso e a “onda trendy hipster como destino” tornaram a escolha fácil. Agora é fazer o festival crescer.

“Queremos posicionar o Porto Beer Fest como um dos grandes festivais europeus da chamada ‘craft beer revolution’”, afirmou Octávio Costa.

E se ao nível europeu a ideia é incluí-lo nos “seis, sete grandes festivais”, quando se fala no sul da Europa a conversa já é outra. Segundo Octávio Costa, o Eurhop BeerFestival, em Roma, e o Barcelona Beer Fest, em Barcelona, não têm concorrência. Com o mercado português a crescer como tem crescido – onde “para além de abrirem mais cervejeiras, a qualidade tem aumentado” -, para o membro da OG&Associados, o Porto pode assumir-se como essa concorrência.

O Porto Beer Fest começa na quinta-feira, 16 de junho, e termina no domingo, dia 19. Na quinta-feira e na sexta-feira, o evento começa às 17h00 e termina à 01h00. No sábado abre às 13h00, encerrando à mesma hora que os dias anteriores. No último dia, o festival começa às 13h00 e termina às 22h00. O evento é organizado em parceria com a Porto Lazer.

Artigo editado por Filipa Silva