O Palácio Cristal vai ser, este fim de semana, o palco solidário para o evento organizado pela Lions Club da Boavista, “A Maior Francesinha Solidária do Mundo”. A iniciativa tem como principal objetivo angariar receitas para várias organizações sociais da cidade do Porto que apoiam a infância, família, terceira-idade e os sem-abrigo. São exemplo dessas instituições a ACAPO, CrescerSer, A_ju_dança, Bébés de S. João, Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, Floresta Unida e o grupo Gestos que distribui alimentos aos sem-abrigo.

Os restaurantes Alicantina, Alfândega DouroMajara e Yuko juntam-se para confecionar o emblemático prato da cidade. “Estamos a pensar em produzir cinco a oito mil francesinhas. É tudo feito na hora pelos quatro restaurantes. A francesinha é de facto o grande motivo da ação, mas temos também outro tipo de gastronomia como leitão, doces e bebidas”, refere Mário Maia, presidente do Lions Clube da Boavista.

A entrada no recinto e para as atividades do festival é gratuita e os visitantes só pagam o que consumirem, revertendo todas as receitas a favor das várias causas sociais que a Lions Club apoia. “Há uma pré-venda de francesinhas através da ticketline, e o valor é de 6 euros. No dia, ao pedir o prato portuense no local o valor é de 8 euros.”

Mas o Palácio de Cristal não ficará apenas marcado pela degustação da francesinha, na verdade os dois dias têm um programa variado que inclui desde concertos gratuitos até tendas solidárias de organizações sem fins lucrativos e insufláveis para os mais novos. “São cerca de 12 bandas que vão estar presentes, por exemplo a ‘Orquestra De Sopros Por Uma Causa’, que é uma orquestra muito particular, composta por cerca de 72 músicos que tocam clássicos e que será certamente um momento muito agradável”, comenta Mário Maia.

“Mais do que um certame gastronómico, queremos que este festival solidário se afirme como um dia em família para todos poderem usufruir, não só daquele jardim fantástico com vista sobre o rio Douro, que é o da Avenida das Tílias no Palácio de Cristal, mas também, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa social”, conclui o presidente da Lions Club da Boavista.

Programa Musical:

Dia 4 (Sábado)