O FC Porto comunicou ao final da tarde de segunda-feira a rescisão de contrato de José Peseiro. Nuno Espírito Santo é o principal nome apontado para suceder ao técnico ribatejano.

José Peseiro já não é treinador do FC Porto. Depois de ter chegado em janeiro para substituir Julen Lopetegui, o treinador português não conseguiu recuperar os níveis desejados para a equipa azul e branca.

A decisão do FC Porto foi formalizada num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ao final da tarde de segunda-feira, no qual refere que “chegou a acordo com o treinador da equipa principal de futebol, José Peseiro, para a cessação do seu vínculo contratual no final da presente época desportiva”.

O técnico, que tinha contrato até junho do próximo ano, deixou entretanto uma mensagem na sua página pessoal de Facebook. “Passados quatro meses e dez dias confirmo o acordo de rescisão com o FCP, clube de enormíssima dimensão nacional e internacional, o qual me orgulho de ter representado”, declara.

“Eu e a minha equipa técnica tudo fizemos para engrandecer este clube” refere o técnico, sublinhando que as alegrias desejadas não foram possíveis de alcançar “por várias razões”. Aproveita também para agradecer a toda a nação portista, jogadores e equipa técnica e deseja um “futuro de luta e conquistas” para os dragões.

“Quatro meses e dez dias” de fracos resultados

Os dragões perderam tudo o que havia para ganhar e ficaram afastados das contas do título mais cedo do que seria expectável. Acabaram o campeonato a 15 pontos do campeão, o SL Benfica, e pela segunda temporada consecutiva não conseguiram vencer qualquer competição.

A prestação do técnico ao longo da última fase da época não convenceu e a direção portista optou por quebrar a ligação com o treinador ribatejano. Peseiro somou oito derrotas e um empate em 22 jogos, sofreu 26 golos e estabeleceu alguns recordes na era Pinto da Costa.

É o técnico com maior percentagem de derrotas (36,4%), à frente de Luís Castro (31,3%) e é também aquele que detém agora pior média de golos sofridos. Nas partidas que realizou, o FC Porto sofreu, em média, 1,18 golos por jogo.

Aliado a isto veio o empate na final da Taça de Portugal frente ao Sporting de Braga que o FC Porto acabaria por perder nos penáltis. E se dúvidas havia quanto à continuidade de Peseiro à frente dos azuis e brancos, mais uma competição perdida foi a gota de água que fez transbordar o copo da paciência da direção portista.

Os adeptos do FC Porto aguardam por notícias sobre a sucessão de José Peseiro. O nome dado como certo na imprensa nacional, avançado esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, é o do ex-treinador do Valência e antigo guarda-redes do FC Porto, Nuno Espírito Santo.

Artigo editado por Filipa Silva