O HotHell é uma animação cultural do Porto, que conta partes da história da cidade. Até aqui, tudo bem. Acontece que é também uma casa assombrada.

No número 63 da rua Formosa, na baixa, existe uma casa cheia de histórias, mitos e… fantasmas. O HotHell é a primeira casa de terror em permanência na cidade do Porto.

Dinamizado pela Scary Tours, empresa que surgiu na cidade em maio de 2014, o hotel assombrado promete fazer as delícias dos amantes do terror. São nove salas e dois corredores, totalmente animados por atores da Escola de Artes ACE – Teatro do Bolhão.

“No início, a Scary Tours oferecia apenas visitas pedonais pelas ruas do Porto, uma atividade que dura uma hora, uma hora e meia e que conta histórias macabras nos próprios locais onde elas aconteceram”, conta ao JPN Mariana Sobral, a responsável pelo projeto.

Nestes lugares históricos, quem enriquece a experiência são também os atores – muitos deles envolvidos no projeto desde 2014 – que surgem quando os participantes menos esperam. “Para eles, os melhores aplausos que podem receber são gritos”, brinca a fundadora do HotHell. Ainda assim, Mariana Sobral considera que a casa de terror é a experiência mais intensa que a empresa oferece, vendo as visitas pedonais como uma atividade de enfoque muito mais histórico.

A responsável admite que ser a primeira animação deste estilo no Porto: “Foi difícil, mas com muita paciência e perseverança conseguimos abrir e está a correr bem”. No HotHell é possível viver a assustadora experiência em grupos máximos de seis pessoas. “Em grupos as pessoas assustam-se mais, alimentam-se do medo uns dos outros”, acredita Mariana.

“Já vimos de tudo. Desde pessoas que se deitaram lá dentro e não conseguiram andar mais, nem para a frente nem para trás, até pessoas que saem disparadas, e muitos, muitos desistentes”, confessa entre risos.

A Scary Tours continua a preparar novidades para portuenses ou turistas que se queiram assustar e divertir. Dia 9 de junho, por exemplo, vai ocorrer um “Peddy Paper” de terror na cidade, com a duração de duas a três (assustadoras) horas.

O HotHell também faz sessões em língua inglesa e espanhola. O espetáculo não é recomendado a menores de 16 anos e a entrada é mesmo interdita a menores de 12. Pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos, bem como grávidas, pessoas que sofram de epilepsia fotossensível ou claustrofóbicos não devem entrar nesta casa assombrada. As fotografias e vídeos são proibidas. Os bilhetes custam 14 euros, com descontos em algumas sessões para estudantes.

Artigo editado por Sara Gerivaz