Se o espetáculo do Europeu se vai jogar dentro do campo, de fora desta prova está um conjunto de jogadores de uma qualidade incrível. Das principais ausências do Euro 2016, destacámos o "onze" de sonho... fora de jogo.

Dentro das quatro linhas, cabe aos jogadores garantirem que este Europeu vai ser um espetáculo memorável. Contudo, de fora das 24 convocatórias oficiais ficaram grandes jogadores, que chegavam e sobravam para fazer uma autêntica convocatória. Desta lista, muitos ficaram de fora por lesão, alguns por opção dos selecionadores e há até um caso estranho. O JPN elaborou um 11 de sonho, com as grandes ausências deste Europeu.

Olhando para os guarda-redes, há um nome que se destaca: Jack Butland, guarda-redes principal dos britânicos do Stoke. Com uma época sólida e de titularidade indiscutível, seria de esperar que Butland fosse uma escolha, ainda que não principal, do selecionador inglês. Mas este acabou por preferir Fraser Forster, do Southampton, e Tom Heaton, do Burnley, como segunda e terceira opções.

Do lado esquerdo da defesa, a ausência a destacar é de Luke Shaw. O defesa do Manchester United está fora-de-jogo desde setembro de 2015, quando sofreu uma fratura em ambas as pernas. É esperado que volte à competição no início da próxima pré-época.

Companheiro de Ronaldo e Pepe no Real Madrid, Daniel Carvajal é a ausência do lado direito. O espanhol tem compartilhado a responsabilidade da defesa com o brasileiro Danilo e apresentava-se como possível primeira opção para a Espanha. Uma lesão muscular na anca direita, contraída na final da Liga dos Campeões, afastou essa hipótese.

A mesma sorte tiverem os centrais Raphaël Varane, do Real Madrid, e Vincent Kompany, do Manchester City. O francês teve um problema muscular na perna esquerda, num treino de preparação para a final da “Champions” entre o Real e o Atlético de Madrid. Já o belga não recuperou de uma lesão na barriga da perna, contraída no início de maio, na meia-final da mesma prova, entre o City e o Real. Kompany seria titular indiscutível pelos belgas e Varane tinha hipóteses de estar no 11 inicial da França.

Chegados ao meio-campo, Isco era uma das opções que o selecionador espanhol, Del Bosque, tinha para fazer. Optou por deixar o médio-centro do Real Madrid em casa, juntamente com Juan Mata, extremo-direito do Manchester United.

Já Marco Verratti, do Paris Saint-German, ficou de fora por lesão. O médio italiano teve uma época cheia de problemas devido a uma hérnia e o esforço contínuo do campeonato levou a que tivesse mesmo de ficar fora de competição durante algum tempo. O mesmo acontece com Claudio Marchisio, da Juventus. O médio italiano teria lugar garantido na seleção, mas está fora de competição desde abril, com uma lesão no joelho esquerdo.

Juntando-se a Mata na linha da frente, duas ausências de destaque, mas por motivos completamente diferentes. O alemão Marco Reus, do Borussia de Dortmund, está a recuperar de uma lesão no músculo adutor e a equipa médica da seleção alemã não acreditou que Reus recuperasse a 100% antes da competição. Já Karim Benzema fica de fora por razões que nada têm a ver com futebol. Envolvido num caso judicial de alegada chantagem ao colega de seleção Mathieu Valbuena, Benzema fica em casa a ver o Europeu.

O “onze de ausências” do JPN:

ausencias