O Open House Porto regressa nos dias 18 e 19 de junho, para abrir as portas e mostrar o que a arquitetura do Porto, Gaia e Matosinhos tem de melhor.

Mais de 50 edifícios emblemáticos das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia vão abrir as portas no âmbito do Open House Porto, que regressa para a segunda edição no fim de semana de 18 e 19 de junho.

Os visitantes vão ter a oportunidade de visitar os espaços na companhia de guias informados ou, em alguns casos, dos autores dos projetos arquitetónicos.

A maioria dos espaços não requer reserva e a entrada é feita pela ordem de chegada, numa tentativa de aumentar o número de visitantes.

O projeto Open House foi criado em 1992, por Victoria Thornton, em Londres. Atualmente, abrange 31 países. Portugal destaca-se por ser o único país a envolver três cidades – Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos – no “Open House”.

O evento é organizado pela Casa da Arquitetura e pela Trienal de Arquitetura de Lisboa.

No Porto

Na Invicta, são 28 os edifícios que se podem visitar no fim de semana de 18 e 19 de junho. Desde as Cooperativas de Aldoar, à Estação de Metro de São Bento, passando pela Garagem Comércio do Porto, ou pelo Edifício Parnaso, o Porto vai estar de portas abertas para receber toda a gente.

O Palácio do Bolhão é um dos edifícios em destaque: data de 1844 a sua ordem de construção, por António de Sousa Guimarães, Conde do Bolhão. Anos mais tarde, o Conde, falsificador de moedas no Brasil, viu-se obrigado a entregar o Palácio ao Visconde de Fragosela, José Pereira Loureiro, seu credor.

Em 2001, o edifício é adquirido pela Câmara Municipal do Porto, depois de ter passado pelas mãos do comerciante alemão Emilio Biel e de Raul Caldvilla, o criador em Portugal do filme de publicidade.

O edifício tem decorações com estuque, pintura e talha e um aspeto opulento. A Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE) reside agora no Palácio e, por essa razão, algumas salas foram ocupadas para servir os alunos da escola.

Em Vila Nova de Gaia

O “Open House Porto” vai às três cidades que compõem a Frente Atlântica. Por essa razão, Vila Nova de Gaia não fica de fora.

Desde o Mosteiro da Serra do Pilar, ao Reservatório de Àgua de General Torres, passando pelo Seminário da Boa Nova ou pela Ponte de S. João, são 11 os edifícios a visitar.

O Edifício Heliântia não ficou de fora: o espaço que começou por ser um sanatório é agora um local polivalente. Uma escola para crianças e o Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais são acolhidos pelo edifício que se situa à beira-mar.

A primeira planta do espaço data de 1920 e, desde então, poucas alterações foram feitas.

Em Matosinhos

A cidade do mar e do peixe abre as portas de 12 edifícios: desde a Casa de Chá da Boa Nova à Casa da Arquitetura, passando por Quatro Casas ou pelo Farol de Leça da Palmeira.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões abre também as portas mas, desta vez, não é só a navios. No fim de semana do “Open House Porto”, o edifício inaugurado, em abril de 2011, mostra a sua arquitetura vanguardista.

Com vista para as praias de Matosinhos, a obra de Luís Pedro Silva passou a poder receber navios de maior envergadura devido à nova estrutura.

O evento deste ano apresenta uma novidade: as visitas estão adaptadas para pessoas com deficiências motoras ou com surdez ou cegueira. O Palácio do Bolhão vai fazer uma visita às 14h00 do dia 18 de junho só para cegos e o Mosteiro da Serra do Pilar faz uma visita com tradução de língua gestual às 10h30 de domingo.

O programa do Open House Porto foi apresentado esta segunda-feira.