O concurso iUP25k elegeu como vencedor o projeto “Audio GPS”. O projeto pretende orientar as pessoas em espaços fechados.

O vencedor do iUP25k deste ano foi o “Audio GPS”, de um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O projeto tem como objetivo guiar as pessoas pelos espaços fechados. “O objetivo da tecnologia é captar sinais áudio emitidos pelos espaços e, com isso, habilitar os seus smartphones a posicionarem-se. Basicamente, é um GPS, mas para espaços fechados”, informa João Moutinho, um dos criadores do projeto.

O projeto, que conta já com cerca de cinco anos, surgiu quando o grupo verificou que “efetivamente não havia nenhuma solução no mercado, nem na comunidade científica que permitia dar a possibilidade das pessoas se localizarem nos espaços interiores. Haviam algumas possibilidades, algumas funções comerciais, mas elas não eram fiáveis, nem económicas, ou versáteis”, explica João.

Para responder a essa necessidade, João Moutinho, Diamantino Freitas e Rui Araújo, criaram o projeto que foi agora vencedor do iUP 25k e que pretende acabar com as desorientações dentro de hospitais, centros comerciais e quaisquer outras superfícies fechadas.

A tecnologia está na fase final e o seu lançamento está previsto para dentro de um ano. O grupo confirmou que o concurso foi “o empurrão na direção que precisavam”.

Em segundo lugar no concurso ficou o Travel Cache, que pretende facilitar a vida de quem viaja em negócios. E, me terceiro lugar, sagrou-se o projeto WEStoreOnTEX, que um sistema de produção têxtil que armazena energia para alimentar dispositivos utilizados nas áreas de Desporto, Saúde e Bem-Estar.

O concurso promovido pela Universidade do Porto, iUP25k, tem como objetivo sensibilizar para o empreendedorismo e criar startups inovadoras. A edição deste ano atribuiu 25 mil euros em prémios: 15 mil para o primeiro lugar, 5 mil para o segundo e, igualmente, 5 mil para o terceiro.

Artigo editado por Filipa Silva