A 78ª Volta a Portugal em bicicleta foi apresentada esta terça-feira, sem a mítica chegada à Torre. A prova tem mais quilómetros, chega mais a Sul, mas tem menos montanha. 

A Volta a Portugal de 2016, ano que celebra os 90 anos desde a sua primeira edição, foi apresentada esta terça-feira, em Lisboa. Os 1618,7 quilómetros – mais 57 do que o ano anterior -, entre Oliveira de Azeméis e Lisboa, vão ser percorridos entre os dias 27 de julho e 7 de agosto.

O percurso mantém o esquema de um prólogo inicial seguido de dez etapas com chegada a Lisboa. No entanto, a mítica chegada à Torre não se vai realizar este ano. O ponto mais alto do país vai ser aproveitado para uma dupla passagem na etapa que liga Belmonte a Braga. Já a chegada à Senhora da Graça (Mondim de Basto), ganha destaque nesta edição por ser a única chegada em alta montanha – num pelotão tipicamente marcado pelos trepadores.

Em ano de regresso de Sporting CP e FC Porto à Volta, a prova cobre um maior território do que a edição anterior, com Alcácer do Sal a marcar o ponto mais a Sul. O “salto” de Fafe, conhecido troço do Rali de Portugal, é a principal inovação do percurso: os ciclistas vão percorrer 2,2 quilómetros em terra batida, antes da chegada à cidade minhota. Também a região Oeste está em destaque, pelas estreias da Nazaré e da Arruda dos Vinhos como pontos de partida e chegada d’A Volta.

O “dia a dia” d’A Volta

Prólogo, 27 de julho

Oliveira de Azeméis vai “ceder” o centro da cidade para receber o primeiro dia da prova. Os ciclistas vão percorrer os 3,6 quilómetros do prólogo – mais curto do que os 6 do prólogo do ano passado.

1ª Etapa, 28 de julho

No dia seguinte, em Ovar, junto à praia do Furadouro, vai arrancar a primeira etapa, que 167,4 quilómetros depois chegará ao centro de Braga, após dupla passagem pelo Bom Jesus e o Sameiro.

2ª Etapa, 29 de julho

O Minho vai continuar a ser cenário dos 160 quilómetros da segunda tirada, com partida em Viana do Castelo. Um inédito piso em terra de um dos troços mais famosos do Rali de Portugal, o “Salto da Pedra Sentada”, é o grande destaque, coincidindo com um prémio de montanha de 2ª categoria e por fim a chegada ao pavé de Fafe.

3ª Etapa, 30 de julho

A Volta entra no nordeste transmontano ao quarto dia, ligando Montalegre e Macedo de Cavaleiros após 158,9 quilómetros, cuja principal dificuldade é a travessia da Serra de Bornes, uma contagem de 2ª categoria a 36 quilómetros da meta.

4ª Etapa, 31 de julho

O primeiro domingo da Volta a Portugal promete ser a “etapa rainha” da Volta com a chegada à Senhora da Graça, que é também a única chegada em alto da 78.ª edição. Serão 191,9 quilómetros entre Bragança e o ponto mais alto de Mondim de Basto.

5ª Etapa, 01 de agosto

Antes do dia de descanso, a competição regressa, cinco anos depois, a Lamego, que acolhe a partida para a quinta e mais pequena (153,2 quilómetros) etapa de 2016, com chegada para o (merecido) repouso em Viseu.

Etapa da Volta/Dia de Descanso, 02 de agosto

Ao sétimo dia, 2 de agosto, a competição tira folga em Viseu onde a organização vai ter iniciativas para os amantes do ciclismo.

6ª Etapa, 03 de agosto

A caravana vai regressar à estrada para enfrentar a Serra da Estrela, desta vez sem uma chegada. Na 6ª etapa, o pelotão deverá “partir-se” ao percorrer os 173,3 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, com duas subidas ao ponto mais alto de Portugal continental, coincidente com contagens de categoria especial, primeiro pelas Penhas da Saúde e, por fim, pelo Sabugueiro.

7ª Etapa, 04 de agosto

Figueira de Castelo Rodrigo regressa ao mapa da Volta após quase 20 anos, como ponto de partida para os 182 quilómetros até Castelo Branco da 7ª etapa.

8ª Etapa, 05 de agosto

A Nazaré e a Arruda dos Vinhos estreiam-se na competição, a primeira como partida e a segunda como chegada, dos 208,5 quilómetros percorridos na região Oeste, a etapa mais longa dos últimos cinco anos.

9ª Etapa, 06 de agosto

A prova volta às estradas alentejanas, com Alcácer do Sal a ser a cidade de partida para os 187,5 quilómetros até Setúbal, que incluem passagens em Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

10ª Etapa, 07 de agosto

Lisboa vai coroar o vencedor da 78ª Volta a Portugal após o contrarelógio final. Assim, o último dia não será de passeio, pois os últimos 32 quilómetros entre Vila Franca de Xira e a capital do país podem baralhar as contas da classificação geral.

mapa-volta2016

 Artigo editado por Sara Gerivaz