As mascotes das grandes competições são icónicas, principalmente para os mais pequenos. Desde 1980, os Europeus de Futebol "adotaram" mascotes para cada edição. Lembra-se de todos?

Os grandes eventos desportivos sempre primaram por ter uma imagética própria: logótipos, bolas personalizadas, cartazes e publicidade em todos os meios multimédia que ajudam a identificar instantaneamente a competição em questão.

Um dos principais alvos destas campanhas são as crianças. Ao longo dos anos, cadernetas de cromos, jogos, desenhos animados têm sido usados de formas cada vez mais sofisticadas. Um dos meios mais antigos de chegar aos mais pequenos, porém, são as sempre simpáticas – mas por vezes estranhas – mascotes.

Desde 1980 que os Campeonatos da Europa “adotaram” estas figuras. Cartoonizadas ou digitais, animais ou humanos, prendem a atenção dos mais pequenos, para os quais muitas vezes estas competições servem como um primeiro contacto emotivo – e memorável – com o futebol.

O JPN reviu as mascotes dos Europeus: algumas são (preguiçosamente) parecidas, a “estética” de outras pode ser questionável, mas ficam na retina. Quem não se lembra do “nosso” Kinas?