Na terça-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, visitou a Junta de Freguesia de Bonfim, após as obras de renovação.

A Junta de Freguesia de Bonfim foi alvo de obras de renovação. Na terça-feira, o presidente José Manuel da Fonseca Carvalho recebeu, pelas 15h30, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na junta para uma visita às instalações.

Durante quatro meses, as instalações da junta do Bonfim, junto ao Campo 24 de Agosto, estiveram em obras de requalificação.

Rui Moreira apresentou-se bem-disposto e com interesse pelo resultado final das obras. Durante a visita, guiada pelo presidente da junta de freguesia, o presidente da autarquia foi contemplando, com interesse, as novas instalações.

À entrada, o presidente da junta começou por explicar: “Não sei se o senhor presidente se lembra, mas aqui era um parque de estacionamento”. Agora é a entrada do edifício que dá acesso ao Espaço do Cidadão e a outros escritórios onde trabalha a equipa da junta.

O Espaço do Cidadão foi o primeiro local a visitar. Rui Moreira cumprimentou os presentes que esperavam para ser atendidos. Observou o espaço e seguiu para os escritórios. De escritório em escritório, o presidente da Câmara Municipal do Porto cumprimentou os funcionários. Rui Moreira falou também com alguns dos trabalhadores para saber a sua opinião sobre a nova “cara” da junta.

As instalações do Bonfim acolhem, agora, aquele que é o primeiro Espaço do Cidadão a funcionar numa junta de freguesia no Porto. A valência permite aos residentes da freguesia do Bonfim não se tenham que deslocar até ao centro da cidade para tratar determinados assuntos. O espaço possibilita que problemas relacionados com a ADSE, o IMT, ou a Segurança Social, sejam tratados no Bonfim. Rui Moreira assinalou a importância da descentralização dos serviços, passando-os para as freguesias.

No edifício existe agora uma nova sala para a assistência social, onde os habitantes podem ser recebidos com privacidade e discrição. Um gabinete de inserção profissional é também acolhido pela junta. Os espaços foram elogiados por Rui Moreira.

Além do seu novo escritório, o presidente da junta conduziu Rui Moreira também até às escadas de emergência da escola primária ali acoplada. Para as escadas não ficarem “vazias”, José Carvalho explicou que a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) cedeu uma estátua para ser disposta no espaço. O presidente da Junta de Freguesia de Bonfim explicou ao presidente Rui Moreira que, no próximo ano, vai ser lançado um concurso para os alunos da FBAUP desenharem uma estátua que será depois disposta naquele local. “Ainda estou indeciso se o prémio vai ser uma viagem a Gaia ou a Vila Nova de Gaia”, brincou José Carvalho.

Pausa para café e para conversar com Danilo e Catarina

Rui Moreira, que se mostrou sempre bem-disposto, não recusou um café tirado pelo presidente da junta. Quando, num dos corredores, o presidente da Câmara do Porto encontra uma máquina de café confessa: “não resisto”.

O presidente da Câmara do Porto aproveitou o momento para oferecer também bombons aos presentes. “Ser presidente da Câmara é isto mesmo: oferecer aos outros o que não é nosso”, comentou, entre risos.

Danilo e Catarina trabalham na Junta de Freguesia. Danilo é de nacionalidade brasileira e é estagiário. Rui Moreira mostrou-se interessado no trabalho do jovem que faz atendimento ao público. “Atendo telefonemas, arquivo processos, ajudo em tudo um pouco”, explicou.

Catarina foi o centro das atenções. É assistente na Junta de Freguesia de Bonfim há cerca de um ano. Envergonhada com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, a assistente explicou que fazia o mesmo trabalho que Danilo, ajudando no que podia.

A visita terminou com a entrada dos presidentes para uma reunião à porta fechada. A Junta de Freguesia de Bonfim oferece agora melhores condições, não só para quem lá trabalha, como também para quem a frequenta.