Arranca esta quinta-feira as 24 horas de metro aos fins de semana e nas vésperas de feriado. A Move Porto, nas duas edições anteriores, movimentou 220 mil pessoas.

No dia em que a Move Porto arranca para a sua terceira edição, a Metro do Porto revelou que, nas duas anteriores edições, cerca de 220 mil pessoas utilizaram o metro durante a madrugada. O número foi avançado esta quinta-feira durante a conferência de imprensa de apresentação de mais uma edição da Move Porto.

Em 2014, entre julho e novembro, circularam no metro fora de horas cerca de 2.800 pessoas por dia. Esse número subiu para uma média de 3.500 utilizadores na edição passada.

O metro assume-se, assim, “como o meio de transporte preferencial para deslocações até a zona de diversão, na baixa do Porto”, acredita Jorge Delgado, presidente da Metro do Porto e da STCP, em declarações produzidas durante a apresentação.

Devido ao aumento do número de espaços de diversão na baixa do Porto, aumentaram também os condicionamentos de circulação e de estacionamento na zona central da cidade, durante os fins de semana e nas vésperas de feriado. A Move Porto apresenta-se como uma solução para facilitar a vida dos que procuram o centro da cidade.

O Metro do Porto vai circular durante as noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, na linha Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora e na linha Amarela (D), que compreende o Hospital de S. João e Santo Ovídio. Sempre de 20 em 20 minutos. Toda a noite em ambos os sentidos, até ao dia 2 de outubro.

A empresa responsável pelo serviço chama a atenção dos utilizadores para a possibilidade de deixarem os automóveis no parque de estacionamento do Estádio do Dragão – 850 lugares – e da Senhora da Hora – com 94 lugares disponíveis.

Para acompanhar o alargamento do horário de funcionamento das estações, a Metro do Porto garante que “o número de vigilantes na rede estará reforçado”. As estações do Heroísmo e Lapa, na linha azul, e as de faria Guimarães e Salgueiros, na linha amarela, vão funcionar em horário normal, isto é, vão estar fechadas durante a madrugada.

O título necessário para fazer as viagens é o Andante Z2 que tem o custo de 1,20 euros.

O Move Porto integra ainda a rede madrugada da STCP que, ao fim de semana melhora a oferta nas áreas não contempladas pela rede de Metro, um serviço complementar que funciona todos os dias do ano.

O Move Porto conta com o apoio do Norte Shopping como patrocinador. E a STCP e a Câmara Municipal do Porto, como parceiros.