É já este domingo de manhã que se realiza no Porto a já habitual corrida de São João. Organizada pela Runporto, percorre a zona ribeirinha da cidade, entre o Castelo do Queijo e o Mercado Ferreira Borges.

É uma das provas com mais tradição na Invicta, que conta já com 16 edições. A 17ª corrida de São João, no Porto, decorre no próximo domingo, 12 de junho e faz parte do programa oficial das festas de São João. Organizada pela empresa Runporto, em parceria com a Sportzone, a Câmara Municipal do Porto (CMP) e outras entidades, combina no mesmo espaço o atletismo profissional com a diversão e a paixão pelo desporto. Além da prova oficial de 15 quilómetros, há uma mini caminhada/corrida de cinco quilómetros .

Uma das caraterísticas interessantes deste evento é o percurso. Tanto a corrida como a caminhada decorrem no mesmo espaço, sendo que a caminhada tem um ponto de retorno e a corrida dois. O percurso para ambas inicia-se no Passeio Alegre e corre para Norte, em direção à Praça Gonçalves Zarco (rotunda do Castelo do Queijo). O ponto de retorno da caminhada é precisamente na praça. Já a corrida, tem o primeiro retorno um pouco antes, a meio da Avenida Montevideu.

A caminhada regressa ao Passeio Alegre e termina. Já a corrida prossegue pela marginal, até à Rua do Infante Dom Henrique (junto ao Túnel da Ribeira), onde tem o segundo ponto de retorno, regressando então ao Passeio Alegre. Pelo caminho, existem pontos de abastecimento de água para os atletas, a cada 2,5 quilómetros. Os Bombeiros Voluntários do Porto vão ajudar a organização e refrescar também os corredores, na Alameda Basílio Teles, junto ao heliporto, em Massarelos.

Para além da prova, há uma recolha de alimentos organizada pela Legião da Boa Vontade em cooperação com a Runporto, que vai decorrer perto do local de entrega de dorsais. Os alimentos doados vão ser usadas em cabazes para entregar a famílias carenciadas.

Prémios e Inscrições

A primeira fase de inscrições decorreu até dia 31 de maio. A segunda fase encerrou terça-feira. Há contudo uma última fase de inscrições, na antevéspera e véspera da prova (dias 10 e 11). O preço das inscrições começou nos 12 euros para a corrida e seis euros para a caminhada. Para os últimos dias, os preços são de 15 euros e 10 euros, respetivamente. A inscrição dá direito, além do dorsal, a um kit de participante, que será distribuído no Centro Comercial Dolce Vita, no Porto, entre as 10 e as 24 horas, nos dias 10 e 11 de junho.

Há também, como habitualmente, prémios para os vencedores dos vários escalões da corrida. Para a classificação geral os prémios oscilam entre os 50 e os 750 euros para os primeiros 10 classificados, masculinos e femininos. Há ainda prémios para os vários escalões de veteranos e veteranas.

Até ao momento, a organização contabiliza cerca de 7 mil inscrições totais. O limite é de 11 mil: seis mil para a corrida e cinco mil para a caminhada.

Impedimentos ao trânsito automóvel

Uma prova desta dimensão obriga a que o trânsito seja parcial ou mesmo totalmente cortado. Entre a meia-noite de dia 11 de junho e as 15 horas de dia 12, o trânsito vai ser totalmente interrompido na Avenida de D. Carlos I, na Rua de D. Luís Filipe e na Esplanada do Castelo. Para além disso, o estacionamento ao longo destas ruas está também proibido.

No dia da prova, entre as 8h30 e as 13h30 estão também com circulação cortada as várias ruas da marginal entre o Castelo do Queijo e o Túnel da Ribeira. A Câmara do Porto presta mais informações sobre as condicionantes à circulação neste dias, através do Gabinete do Munícipe virtual ou presencialmente.

mapa maratona-FINAL

Artigo editado por Sara Gerivaz