No próximo sábado realiza-se no Porto, a primeira sessão de informação sobre o “Refugees Welcome”. Este projeto pretende atrair pessoas que estejam disponíveis para receber refugiados em casa.

O “Refugees Welcome” é um projeto que tem como objetivo integrar os refugiados nos países de acolhimento, facilitando o seu dia a dia e a integração na sociedade. O projeto está em Portugal, concretamente em Lisboa, desde setembro de 2015 e pretende alargar-se a Coimbra, Setúbal e ao Porto. Na cidade invicta, o projeto apresenta-se numa sessão que vai ser realizada sábado, às 16h00, no UP!, situado na Rua do Tâmega, junto à Faculdade de Economia do Porto.

Mas em que consiste o “Refugees Welcome”? “O projeto envolve proprietários ou pessoas que tenham um quarto disponível e que queiram abrigar um refugiado”, explica Andréa Martinez, responsável do projeto em Portugal.

Os proprietários, tal como os refugiados, são submetidos a uma entrevista, para fazer o que é chamado de “matching”. Ou seja, “são cruzados os interesse do proprietário e do refugiado e se forem compatíveis, [os refugiados] são encaminhados para os respetivos lares”, acrescenta a responsável.

No Porto, a sessão está voltada para a apresentação do projeto, dos relatos de “matchings” realizados em Lisboa, para esclarecer dúvidas em relação ao projeto e está programada a explicação de como participar no projeto como proprietário, mentor, voluntário, contribuinte ou mesmo beneficiário.

Aos mentores cabe a tarefa de auxiliar os refugiados acompanhando-os a locais como, centro de saúde, nos transportes ou numa ida ao supermercado.

A iniciativa foi criada na Alemanha, em novembro de 2014. Até maio de 2016, o projeto ajudou ao estabelecimento de 700 “matchings” em países como a Alemanha, Áustria, Espanha, Grécia, Holanda, Polónia e Portugal.

Artigo editado por Filipa Silva