Polícia de West Yorkshire confirma a morte de Jo Cox, deputada do Partido Trabalhista, na sequência dos ferimentos sofridos em consequência do ataque que sofreu, no seu distrito, esta quinta-feira.

A deputada britânica Jo Cox, de 41 anos, morreu esta quinta-feira na sequência dos graves ferimentos que sofreu após um ataque que a polícia acredita que tenha sido levado a cabo por um homem de 52 anos, entretanto detido.

O anúncio do desfecho trágico foi feito há momentos por Dean Collins da polícia de West Yorkshire, em conferência de imprensa.

As autoridades dizem não estar em condições de esclarecer os motivos do ataque violento. Jo Cox foi baleada e esfaqueada várias vezes por um homem.

Os media ingleses deram eco a alguns testemunhos que asseguram ter ouvido o atacante gritar “Britain First”, numa possível referência a um partido britânico de extrema-direita. Dean Collins não confirmou, nem desmentiu o relato, solicitando a todas as testemunhas que deem à polícia toda a informação que detiverem.

O homem detido terá ainda atacado outra pessoa, de 77 anos. Os ferimentos desta segunda vítima não inspiram cuidados de maior, de acordo com as autoridades.

Na sequência das primeiras notícias sobre o ataque, as campanhas pró e contra a permanência do Reino Unido na União Europeia – o referendo está agendado para o dia 23 – decidiram suspender toda a atividade. Jo Cox apoiava a manutenção do Reino Unido na UE.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, usou a conta pessoal do Twitter para classificar como “trágica” a morte de Jo Cox, “uma deputada comprometida e preocupada”.

O marido, Brendan Cox, enviou uma nota à imprensa. Na sua declaração presume-se que o crime que matou Jo Cox teve motivações de ódio: “Eu, os amigos e familiares da Jo trabalharemos em cada momento das nossas vidas para amar e cuidar das nossas crianças e lutar contra o ódio que matou a Jo.”

 

Jeremy Corbyn, líder dos Trabalhistas, também tornou pública uma nota de condolências do partido na qual se destaca o longo percurso de serviço público da deputada, que foi atacada nas imediações do local onde se deslocou para ouvir os seus constituintes.

“Jo Cox morreu cumprindo o seu dever de serviço público no coração da nossa democracia, ouvindo e representando as pessoas que a elegeram”, nota o Labour.

O incidente que levou à morte da deputada ocorreu por volta das 13h00.